Organização Nacional de Acreditação – ONA certifica o Hospital Padre Júlio Cezar Siqueira, de Araguari – MG

O Hospital, gerenciado pela Faepu, que recebeu nível 1 de acreditação, atende aos padrões e requisitos de segurança do paciente e qualidade na assistência prestada
O Organização de Saúde Hospital Municipal Padre Júlio Cezar Siqueira recebeu no dia 17 de outubro do corrente ano, a acreditação ONA nível 1, Acreditado - que avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade.
O evento de comemoração da Acreditação ocorreu ontem, terça-feira, dia 28 de novembro, na recepção do Hospital Municipal Padre Júlio, em Araguari (MG). Estiveram presentes o prefeito municipal Renato Carvalho Fernandes, a vice-prefeita Maria Cecília, a Secretária Interina de Saúde Laura Mendonça de Paula, os médicos responsáveis técnicos: Dra Ana Carolina Naves Peixoto e Dr. Rodrigo Martins, a diretoria da Faepu, o diretor-geral Renato Darin e o diretor-técnico Dr. Adenilson Lima e Silva, entre várias autoridades do município, colaboradores do hospital e pessoas da comunidade.
Com foco na segurança do paciente, a Organização de Saúde passou por uma avaliação detalhada através de uma IAC - Instituição Acreditadora Credenciada e uma equipe de avaliadores habilitada pela ONA, que buscou evidências de conformidade com os padrões do Manual Brasileiro de Acreditação nas diversas áreas, incluindo a gestão organizacional, a segurança na assistência e as áreas de apoio.
De acordo com o Superintendente Técnico da ONA, Dr. Péricles Cruz, a certificação de uma organização de saúde através da acreditação é um reconhecimento de que a instituição atende aos rigorosos padrões que a metodologia exige. Em mais de 20 anos de atuação, a ONA já certificou várias Organizações de saúde. “A acreditação do Hospital Padre Júlio é válida por dois anos e será acompanhada por nossos avaliadores por meio de visitas periódicas de manutenção. O processo de acreditação é de caráter voluntário e educativo, não configurando uma fiscalização. No decorrer da avaliação todas as áreas da instituição são visitadas e mais de 1,7 mil requisitos verificados antes da homologação da acreditação”, explica.
“Nós estamos muito satisfeitos com a acreditação recebida, o que nos motivou ainda mais em alcançar a acreditação em excelência, nível 2 ou até o nível 3. Nossos colaboradores continuam trabalhando para desenvolver e implementar ações de melhoria contínua em toda a instituição, visando primordialmente a segurança do paciente”, relata o Renato Darin, diretor-geral, da Fundação de Assistência, Estudo e Pesquisa de Uberlândia (Faepu), que gerencia o Hospital Municipal Padre Júlio, de Araguari-MG.
Segundo a Secretária Interina de Saúde, Laura Mendonça, a acreditação ONA nível 1, avalia a segurança do paciente e a qualidade da assistência prestada, considerando os recursos disponíveis e sua complexidade. “Estamos muito felizes com mais essa conquista para a Saúde nossa cidade. É mais um reconhecimento do trabalho que vem sendo feito pela gestão Renato Carvalho e Maria Cecília”.
Laura ainda ressaltou que agora o objetivo é alcançar o nível 3, máximo em excelência.