Oficinas em escolas municipais ensinam mães a fazer sabão ecológico

Com o objetivo de proteger o meio ambiente e promover a integração da comunidade escolar, a Prefeitura de Araguari, por meio da Secretaria de Educação, realizou nesta quarta-feira (25), no Centro Educacional Municipal (CEM) “Papa João XXIII”, a mais uma edição da “Oficina de Sabão Ecológico”. Coordenado pelo Programa de Educação Ambiente Gira Sol e apoiado pela Polícia Militar de Meio Ambiente, o projeto é voltado para os pais de alunos e leva em conta o uso de soda cáustica, produto químico altamente corrosivo, que não deve ser manuseado por crianças.

De acordo com o secretário de Educação, Werley Macedo, além do cunho ecológico focado na preservação da natureza, a ação contribuir para o orçamento doméstico. “Quando reutilizamos o óleo de cozinha para fazer o sabão, geramos uma economia familiar que pode ser transformada em fonte de renda. Mais do que isto, estamos preservando o meio ambiente porque cada litro de óleo jogado pelo ralo é suficiente para contaminar cinco mil litros de água”, explicou.

A Coordenadora do Programa de Educação Ambiente Gira Sol, Sílvia Helena Fernandes Sousa, falou sobre o objetivo da “Oficina de Sabão Ecológico. “O objetivo da oficina é evitar que o óleo seja lançado indevidamente no meio ambiente e na rede coletora de esgoto. Ele pode causar obstruções, refluxos e prejudicar o processo de tratamento”.

Os participantes aprenderam a confeccionar sabão em barra. Com a adição de ingredientes simples e acessíveis, como água, álcool e o óleo de cozinha se transforma em um eficiente produto de limpeza. “Eu já conhecia esse sabão, mas não sabia que era tão fácil de fazer. Ele limpa muito bem e ajuda a natureza. Vou fazer em casa”, afirmou Miriam Barbosa, participante da oficina.

O instrutor da oficina de sabão ecológico é o Sargento Paulo Célio, da Polícia Militar de Meio Ambiente. Ele relata que ensinar às mães é gratificante porque elas são extremamente interessadas no aprendizado. “A sensação é de dever cumprido a cada nova ação que você faz para preservar o meio ambiente porque estamos contribuindo para a preservação da vida”, comenta.

FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE