Novembro Azul será tema de caminhada no próximo sábado

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, promoverá, durante o mês de Novembro, ações de prevenção ao câncer de próstata.

No próximo sábado, dia 18 de novembro, a Prefeitura promoverá a caminhada do “Novembro Azul”, saindo da Praça Farid Nader, às 08h, aberta para pessoas de todas as idades.

Também serão realizadas ações de rotinas nas Unidades de Saúde para homens acima de 40 anos, com avaliação de saúde.

A Coordenadora da Policlínica, Elzimeire Fernanda de Oliveira, destacou que a caminhada vai acontecer seguindo os moldes da caminhada em alusão ao Outubro Rosa.

Vamos fazer uma caminhada da Praça Farid Nader até a Praça Getúlio Vargas. Às 08h, teremos o aquecimento para os participantes, e às 08h30min, iniciaremos a caminhada, sendo o trajeto o mesmo feito na caminhada do Outubro Rosa, realizada no mês passado. Esperamos contar com a participação dos araguarinos; o Novembro Azul é uma campanha importante na prevenção do câncer de próstata”, destacou Elzimeira.

Ações Novembro Azul

No dia 25 de novembro, o dia “D” da campanha, várias ações serão realizadas na Policlínica. Das 08h às 16h, serão entregues as guias para os exames de PSA (antígeno prostático específico), HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na ocasião, os pacientes serão orientados a comparecerem aos laboratórios indicados para marcarem a coleta dos materiais.

Os exames de PSA são indicados para homens a partir dos 45 anos com algum fator de risco. A partir dos 50 anos, o exame é indicado para todos os homens, independente se há algum fator de risco iminente.

O Secretário de Saúde comentou que as ações serão focadas na prevenção do câncer de próstata, porém serão oferecidos outros exames para rastreamento de outros tipos de enfermidades, “Queremos conscientizar toda nossa população masculina que o melhor remédio é a prevenção. Iremos disponibilizar vários tipos de exames. Nosso objetivo é criar a consciência coletiva para a necessidade do autocuidado com a própria saúde,“ destacou Dr. João Batista Arantes.

Estamos trabalhando arduamente nas ações preventivas em prol da saúde da população. O câncer de próstata trata-se de um tema muito delicado. Precisamos conscientizar os homens que o mais importante é o diagnóstico precoce. Sabemos que, com a correria da vida urbana, muitas vezes deixamos passar muitas coisas. Mas não podemos deixar no esquecimento nossa saúde e que a prevenção não deve ser feita somente no mês de novembro, mas sim o ano inteiro. E aproveito para convidar todos os araguarinos para essa importante caminhada que acontecerá no próximo sábado,” frisou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

CAMINHADA NOVEMBRO AZUL

Data: 17 de novembro de 2017