Nota Prefeitura de Araguari
A receita do Município de Araguari advém de fontes de arrecadações diversas, sejam próprias (IPTU, ISS e Taxas Municipais), sejam por repasses estaduais através do ICMS e também de repasses federais como o FPM.
Tais repasses estão sendo fracionados em cotas, que variam mensalmente, e nem sempre atendendo o orçamento previsto para o município em suas necessidades.
Ainda assim a arrecadação vem se mantendo estável em termos de valores, contudo às despesas vêm sofrendo aumentos, em razão, principalmente de empréstimos contratados no passado que impactaram no ano de 2019 em mais de 18% as despesas municipais.
Além disso, houve aumento dos custos de utilidades públicas, reajustes salariais obrigatórios e aumento de contribuição previdenciária, impactando assim, a capacidade do município em manter suas contas em dia.
A Prefeitura de Araguari também possui recursos que não foram repassados, pelo último Governo do Estado, e o atual Governo, ainda não possui previsão para efetivar o pagamento, desta forma, os compromissos do município, principalmente os salários, estão sendo prejudicados, mas, estão sendo priorizados ante as despesas de custeio.
O município está recorrendo ao Estado, visando o recebimento de ICMS e IPVA atrasados, que se concretizados, possibilitarão ao município ficar em dia com suas obrigações financeiras.
FOTO: ASCOM – Prefeitura de Araguari