Nota de esclarecimento do secretário de Saúde, Fabrizio Alves Martins, sobre o Hospital de Campanha
Devido à alta demanda para pacientes da COVID-19 e a necessidade de promover a segurança e assistência à população, a prefeitura de Araguari identificou no inicio da pandemia no município a necessidade da execução do Hospital de Campanha.
A partir desta situação foi criada uma força-tarefa para o planejamento e estruturação do hospital.
O HCAMP tem como principal objetivo desafogar a demanda por leitos para pacientes com Covid-19 de baixa e média complexidade em todo sistema de saúde municipal, e assim, encaminhar pacientes de alta complexidade para a Santa Casa de Misericórdia de Araguari.
Em um primeiro momento, se desenhou apoiar o hospital de campanha através de uma gestão compartilhada, uma vez que ao mesmo tempo em que a reforma do Hospital Municipal aconteceria, com data de entrega em 15 de julho, os demais andamentos de licitação de medicamentos, insumos e outros materiais ocorresse de forma paralela. Desde então, toda nossa atenção neste momento, a pedido do prefeito Marcos Coelho, é voltada para a pandemia em nosso município.
Recentemente tivemos a saída do ex-secretário de Saúde, o que veio a comprometer andamentos do processo, mas desde então todo o efetivo e corpo de secretariado da cidade, assumiu os andamentos para que todo processo não saísse prejudicado para o funcionamento do hospital de Campanha.
Assim sendo, a força-tarefa vem se reunindo diuturnamente desde a última sexta-feira, dia 19 de junho, para que esta estrutura temporária comece a funcionar de forma regulada, 24h por dia, com equipe devidamente destinada, seguindo rigorosamente os procedimentos de segurança.
Em um vídeo circulado recentemente, em que dizia que a prefeitura entrega o Hospital de Campanha em “certas condições”, deixamos aqui todo nosso repúdio perante a divulgação. A empresa que se encontra no local está trabalhando para entrega antecipada conforme data firmada em contrato com município.
Terminado esta reforma e desenhado todo o fluxo, juntamente com a equipe técnica da secretaria de Saúde, profissionais da área e os principais gestores hospitalares, a prefeitura iniciará o atendimento no Hospital de Campanha de Araguari. Respaldado assim a segurança da população à assistência médica, retomando a economia e valorizando a sociedade e suas vidas.