Mutuários do Programa Minha Casa Minha Vida são denunciados aos bancos financiadores Ent

Pelas regras do 'Minha Casa Minha Vida', imóveis destinados às famílias com renda de até R$ 1,8 mil não podem ser negociados ou cedidos.

A Prefeitura de Araguari enviou 471 ofícios a Caixa Econômica Federal e ao Banco do Brasil, instituições que são os financiadores dos residenciais do Minha Casa Minha Vida – MCMV – faixa I. Os ofícios são referentes às denúncias de locação e venda de casas populares feitas à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação. A ação engloba todos os conjuntos habitacionais do município.

“Enviamos à Caixa Econômica Federal os ofícios referentes a 158 nomes pertencentes ao Bela Suíça II; 149 do Bela Suíça III; 21 do Monte Moriá; 11 do Portal de Fátima e 10 do Residencial Canaã. E para o Banco do Brasil, enviamos 48 ofícios sobre os residências do Portal dos Ipês I e 74 do Portal dos Ipês II”, explicou o Diretor de Habitação da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação, Sebastião de Fátima Ferreira da Cunha.

De acordo com a Secretaria de Planejamento, Orçamento e Habitação, apenas sobre o loteamento Bela Suíça II foram feitas 158 queixas, muitas delas relacionadas a negociações envolvendo as propriedades. Pelas regras do programa 'Minha Casa Minha Vida', famílias que ganham até R$ 1,8 mil mensais não podem vender ou alugar o imóvel antes do término do prazo de financiamento, que é de 10 anos.

Segundo o Secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Marlos Fernandes, as irregularidades serão investigadas conforme o registro de denúncias e cada caso precisam ser apurados de forma individual, já que nem todas as reclamações são procedentes.

Marlos Fernandes explicou que as equipes vão ao imóvel e tentam identificar os reais moradores. Caso os habitantes não sejam os contemplados pelo Governo Federal, a Prefeitura pode comunicar a Caixa para que a unidade seja reintegrada e posteriormente redestinada.

O Secretário Marlos Fernades também informou que na próxima semana cerca de 80 denúncias serão averiguadas pela equipe da Secretaria de Planejamento.  “Temos agendado para a próxima semana a verificação de 80 denuncias anônimas que foram feitas aqui na Secretaria de Planejamento”, disse o Secretário.

Se encontrarmos alguém na casa, conversamos com a pessoa e pedimos a documentação que comprove que ele é um dos contemplados no programa. Também verificamos com os vizinhos sobre o estado do imóvel, caso seja confirmada a denúncia, é feito um dossiê e a Secretaria envia ao banco responsável pelo financiamento, para regularização do imóvel”, finalizou Marlos Fernandes.

FOTO: ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete