Mutirão para doação de sangue é realizado com sucesso em Araguari

No dia de hoje, 28, foi realizado o Mutirão para doação de sangue em alusão à Semana do Doador. Com grande adesão da nossa população, 80 pessoas compareceram ao PACE com o intuito de doar vida.

O médico coordenador técnico responsável pelo PACE – Posto Avançado de Coleta Externa, Doutor Rodrigo Ribeiro, agradeceu em nome de toda a equipe, a toda a população araguarina que compareceu em peso. ”Obrigado a todos por atenderem nosso apelo, tanto a população quanto nossos parceiros, como os Rotary Clubs de Araguari. Hoje tivemos uma grande procura, tendo todas nossas expectativas superadas. Tínhamos 60 fichas e conseguimos mais 20, totalizando 80 doadores e já temos um cadastro reserva para a próxima terça de 40 doadores,” destacou.

Os requisitos para ser doador são: pesar mais de 50 kg, ter idade entre 18 e 67 anos (no caso de menores de idade, devem estar acompanhados do pai, mãe ou responsável), não estar em jejum, não consumir bebida alcoólica nas últimas 24 h e portar documento com foto.

Existem algumas restrições para pessoas que não podem ser doadores: ter feito tatuagem ou colocado piercing no período do último ano, ter realizado cirurgia no último ano, mulheres em período de amamentação e alguns outros impedimentos que são relatados durante a entrevista clínica.

O Secretário de Saúde, Dr. João Batista, visitou o PACE e se mostrou muito feliz com o que viu: ”Pra nós, é uma grande alegria ver essa sala cheia de pessoas doando vida. Ver tanta gente aderindo á nossa campanha nos deixa muito otimistas em continuar nosso trabalho. Sabemos que o final de ano é uma época muito complicada, pois há muita procura e pouca oferta de sangue. Nosso objetivo é manter nosso banco de sangue sempre cheio,” enfatizou.

O Prefeito Marcos Coelho (PMDB) conclamou a população para continuar fazendo suas doações de sangue. “Se você está dentro dos requisitos solicitados, seja um doador! Precisamos ter esse pensamento solidário, pois nós mesmos, um dia, podemos precisar de sangue. Sangue é vida! Com sua doação, você pode salvar até 04 vidas.  Homens podem doar a cada 03 meses e mulheres a cada 04 meses, “ finalizou.

Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue. Existem quatro tipos sanguíneos: A, B, AB (Receptor Universal) e O (Doador Universal).

SERVIÇOS PACE

Endereço: Rua José Carrijo nº205B – Centro