Mutirão de exames e Corrida das Guerreiras são as próximas ações do Outubro Rosa

O câncer de mama é o tipo de câncer que mais mata mulheres no Brasil. Por esse motivo, a mulher deve buscar adotar hábitos saudáveis, como a prática de atividade física regular, alimentação saudável, evitando o consumo de bebidas alcoólicas. Também deve proceder de forma rotineira com o auto-exame da mama. Já o exame de mamografia deve ser realizado em mulheres a partir dos 40 anos.

Objetivando conscientizar a população feminina araguarina quanto à importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama, a Secretaria de Saúde continua a realizar atividades do Outubro Rosa.

Com o slogan “Mulher que se ama, se cuida”, todas as ações contam com o apoio do IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, SAE – Superintendência de Água e Esgoto, Secretaria de Política sobre Drogas, Secretaria de Esportes e da Juventude, Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana, e Avon.

O mutirão de exames de Mamografia e Papanicolaou, realizado no sábado, dia 21, em todas as Unidades de Saúde, resultou em 885 citologias e 568 mamografias. Mas ainda há um número considerável de mulheres que poderão se beneficiar dessa ação, comparecendo a qualquer Unidade de Saúde no município, no próximo mutirão, que acontecerá neste sábado, 28 de outubro, das 9 às 16 horas.

Precisamos atingir um número maior de mulheres em nosso município. Se detectado em fase inicial, a doença pode alcançar até 95% de cura; por isso, fazemos o chamamento a esse mutirão”, convidou Dra. Marislene Pulsena, Coordenadora da Atenção Primária.

CORRIDA DAS GUERREIRAS

Fechando a programação do Outubro Rosa, acontecerá no dia 29 de outubro, domingo, a ‘Corrida das Guerreiras’. A atividade acontecerá em frente ao Ginásio Poliesportivo, às 9 horas, e as inscrições podem ser feitas na Secretaria de Saúde (Sala 20) até o dia 28; e no local da corrida, até o horário da largada. Basta levar um kg de alimento não perecível (exceto sal).

“Por meio da ‘Corrida das Guerreiras’, queremos levar às mulheres araguarinas a mensagem da necessidade da atividade física para as mulheres, que é fator de proteção contra o câncer de mama. Além disso, os alimentos arrecadados serão doados ao Semente Esperança, grupo de apoio de pacientes de câncer da cidade de Araguari, e grande parceiro do Outubro Rosa,” comentou o Prefeito Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTO:       Secretaria Municipal de Saúde