Museu dos Ferroviários de Araguari

O Museu dos Ferroviários de Araguari foi criado em 23 de fevereiro de 2006, por meio da Lei nº 4.228. Está localizado no Palácio dos Ferroviários, antiga Estação da Goiás, aonde permanece aberto para visitação pública das 12:00h às 18:00h, de segunda a sexta-feira.

Seu acervo é composto de vários objetos que nos remetem à importante História da Ferrovia em Araguari, pertencentes à Estrada de Ferro Goiás e da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro.

A partir da observação de fotos, instrumentos de sinalização, de comunicação, ferramentas diversas, textos, vestimentas, entre outros, o visitante pode fazer ideia do que o trabalho ferroviário representou para nossa cidade e região, naquela época que era uma relevante integração entre os estados de Minas, Goiás e São Paulo, quando a Ferrovia transportava passageiros e mercadorias, criando oportunidade de escoamento dos produtos de cada região e a interação entre pessoas.

Há no Museu um livro de assinaturas, onde os visitantes registram seus nomes e suas origens, o que nos leva a perceber que pessoas de todo o Brasil e de várias partes do Mundo se interessam pela história ferroviária. O Museu conta também com um livro de depoimentos, com vários registros de ferroviários, de seus parentes e de outros visitantes que fazem questão de deixar anotadas suas impressões da visita.

Toda a população de Araguari é convidada a conhecer o “Museu dos Ferroviários”; a visita é guiada e não precisa agendar, exceto para escolas, cujo agendamento deve ser solicitado pelo telefone 3690-3071.

“Parabéns, povo de Araguari. Vocês são sempre fortes, porque sua memória é robusta.

Recebam minhas modestas homenagens e da equipe de “Café com Pão, Manteiga Não”. Desejamos todos contribuir para o registro dessa história de bravos.”

(Recado deixado no “Livro de Depoimentos” do Museu dos Ferroviários de Araguari por Tereza Labarrere, integrante da equipe de filmagens do Documentário sobre a EFG, exibido na Rede Minas.)

FOTOS: ASCOM PREFEITURA MUNICIPAL DE ARAGUARI