Morador de rua e usuário de drogas recebe tratamento especializado

A Secretaria de Políticas sobre Drogas retira Anderson da via pública e o leva à Santa Casa de Araguari.

Ao assumir a pasta de Políticas Sobre Drogas, em janeiro de 2017, o Secretário Ailton Oliveira Souza demonstrou que um de seus grandes objetivos era o de realizar o acolhimento e tratamento dos moradores de rua, vítimas da dependência química.

Em Araguari, como em qualquer outra cidade brasileira, o cenário não é outro, ou seja, infelizmente a população de dependentes químicos em situação de rua cresce a cada dia.  Uma reportagem exibida pelo Jornal Hoje, da Rede Globo, no dia 18 de janeiro de 2017, alertou que esse será um dos cinco maiores problemas enfrentados pelos novos prefeitos na gestão iniciada nesse ano.

No município araguarino, um dos casos que mais chamava a atenção, e que incomodava a população, era a do morador de rua Anderson, que mendigava na Avenida Minas Gerais no encontro com a Mato Grosso. Infelizmente era possível vê-lo utilizando drogas a qualquer hora do dia, em situação de extrema vulnerabilidade, inaceitável a qualquer ser humano. Devido ao grau elevado de dependência, Anderson não aceitava ajuda e nem tratamento terapêutico. Foram realizadas tentativas frustradas da própria Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, como de outras instituições municipais, no intuito de oferecer cuidado e tratamento ao mesmo.

No dia 13 de fevereiro de 2017, uma ação conjunta da Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, Ministério Público, CAPS-AD e Corpo de Bombeiros retirou o dependente da via pública e o encaminhou a UPA, onde recebeu os primeiros cuidados, inclusive de higiene.

Hoje, Anderson encontra-se internado no setor de Saúde Mental na unidade da Santa Casa de Araguari, recebendo cuidados na área de saúde e passando por um processo de desintoxicação de substâncias psicoativas. Já apresenta reação, respondendo ao tratamento com certo grau de consciência. O período previsto para sua permanência é de sessenta dias, após o qual poderá ser encaminhado a uma comunidade terapêutica para sua reabilitação.

“Não é possível cruzar os braços diante de um ser humano vivendo como animal, ou fechar os olhos e fingir que está tudo bem. É um irmão que está lá. O problema não é só recolher e tirar da vista da sociedade. É mais do que isso. É acolher, é tratar, é recuperar e reinserir na sociedade. É um processo lento, mas que a cada etapa traz vitórias. Não vamos desistir do Anderson e nem dos outros que estão na mesma situação, ” relatou o Secretário Ailton Oliveira Souza.

Muito sensibilizado e satisfeito com o resultado da ação conjunta, que levou Anderson a iniciar um tratamento, o Prefeito Municipal ponderou que “tratar a dependência química não é apenas curar os efeitos que as drogas causam no indivíduo, mas também reorganizar o indivíduo por completo, favorecendo seu retorno ao convívio social”.

SAÚDE MENTAL – SANTA CASA DE ARAGUARI

Coordenado pela enfermeira Isabella Brasil, o setor vem se renovando a cada ano em busca de um atendimento cada vez mais humanizado, visando um bom resultado no tratamento dos pacientes, inclusive com mudanças na estrutura do setor.

A equipe técnica é formada por funcionários, voluntários e estagiários que realizam atividades terapêuticas diárias, de acordo com um cronograma: Jogos (dama, quebra-cabeça, bingo, dominó, desenho, pintura); autocuidado e beleza (cabelo, maquiagem, unha etc); Karaokê (música e dança); filme/vídeo; leitura; Grupo Pro Humanos; Humanização de Ambientes; Oficina criativa-expressiva-produtiva); Oficina de Artesanato (Mosaico, trabalhos manuais, desenhos e pinturas); Jardinagem; Grupo de Educação em Saúde, entre outros; Estratégia para projeto de vida a curto e longo prazo.

No período de janeiro a setembro de 2017, acontecerá um treinamento com temas escolhidos pela equipe, visando um bom resultado comportamental, operacional e técnico. Os assuntos serão abordados pelo Dr. Rodrigo Scalia, pela Dra. Lívia Araújo e Dra. Gabriela, sob a coordenação da Enfermeira Isabella Brasil.

FOTOS:                 Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas