Ministério da Agricultura inclui Araguari no Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal SISBI
A Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Estado de Minas Gerais, por meio do Decreto 10.253, de 20 de fevereiro de 2020, reconheceu a equivalência do Serviço de Inspeção Municipal de Araguari-MG, para adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal - SISBI-POA do Sistema Unificado de Atenção à Sanidade Agropecuária - SUASA.
Para indicação de estabelecimentos e produtos integrantes do SISBI-POA, o Serviço de Inspeção Municipal de Araguari-MG, terá seu escopo de adesão habilitado pelo Departamento de Suporte e Normas-DSN/SDA no sistema eletrônico de cadastro de serviços de inspeção, o e-SISBI/SGSI.
A notícia foi recebida com muita satisfação na Prefeitura de Araguari, uma vez que a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios e do SIM – Serviço de Inspeção do Município, realizou um grande trabalho buscando a inclusão do município junto ao SISBI.
Segundo o secretário Mayron Ramos Alves Resende, com a adesão ao SISBI, os produtos poderão ser comercializados em todo território nacional. “Empresários estavam esperando há oito anos esse processo, o SISBI vai aquecer a economia do município, trazendo empresas no ramo de produtos de origem animal, além de gerar vários empregos diretos, nos primeiros seis meses. Esse estudo foi feito pela Secretaria juntamente com as empresas antes da pandemia”, informou Mayron.
Araguari é o segundo município de Minas Gerais a ter o selo SISBI e está entre os 30 municípios que tem o SISBI, em todo território nacional.
O Prefeito Marcos Coelho (PSB), destacou a importância do credenciamento da nossa cidade a esse tão importante órgão, “Nossa gestão tem como objetivo trazer cada vez mais desenvolvimento para nossa querida Araguari. Conseguindo essa adesão, iremos aquecer o comércio local, gerando aumento de renda, mais empregos e mais desenvolvimento econômico para nosso município.” frisou.
FOTO: Divulgação