Kit de multimídia é entregue ao Conselho dos Direitos da Pessoa com Deficiência

Criado sob a lei número 4.078 em novembro de 2005, o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência – CDPCD vem trabalhando em ações voltadas à promoção, inclusão social e defesa dos direitos da pessoa com deficiência em Araguari.

No dia de hoje, 6, a Casa dos Conselhos foi o palco para a entrega de um kit multimídia para uso do CDPCD de Araguari, doado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos. Estavam presentes o Presidente do CDPCD, Vicente Gonçalves Chaves; o Prefeito Municipal, Marcos Coelho (PMDB); a Secretária do Trabalho e Ação Social, Eunice Maria Mendes; o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Prof. Neilvado, membros do Conselho, representantes de várias entidades de Araguari, de Secretarias Municipais e da imprensa local.

                               Dentre as várias conquistas das pessoas com deficiência, “a SEDPAC – Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania, junto ao Ministério Público, criou uma lei que obriga empresas mineiras a terem de 2% a 5% de pessoas com deficiência no seu quadro de trabalho,” lembrou o Secretário Prof. Neivaldo, representando o Secretário de Estado da SEDPAC, Nilmário Miranda. As empresas que não atendem a essa exigência legal pagam uma multa. O valor arrecadado em multas em Minas Gerais foi revertido em 25 kits multimídias, adquiridos pela Secretaria de Estado, que foram entregues aos Conselhos cuja atuação tem sido de destaque.

                               Na região, as cidades de Araguari e Araporã receberam o kit, que consta de um computador completo (monitor, CPU, teclado e mouse), estabilizador, impressora a laser monocromática e projetor multimídia, cujo valor total é de R$ 7.315,09.

                               Para o Prefeito, a importância da inclusão é fundamental: “Receber esse kit é de bom grado para todos nós. A inclusão social faz parte de nossos objetivos. Estamos ao lado do Vicentinho e de todos os membros deste Conselho, que visa a melhoria da qualidade de vida dos portadores de deficiências em Araguari,” ressaltou.

“Pra nós, é muito importante fortalecer um Conselho. É importantíssimo, principalmente para o Conselho da Pessoa com Deficiência de Araguari, que recebe um kit em reconhecimento pelo seu trabalho,” ressaltou Prof. Neivaldo. Em seguida, acrescentou: “Espero que o equipamento ajude o Conselho. Entendemos que, nesse tempo de crise, todo benefício é bem-vindo.”

                               Assinaram o documento de doação o Presidente do CMPFCD de Araguari, Vicente Chaves, o Prefeito Municipal, Marcos Coelho, e o Secretário de Desenvolvimento Agrário, Prof. Neivaldo.

                               “Esta conquista é fruto de uma demanda apresentada na 3ª Conferência Estadual da Pessoa com Deficiência. Agora saiu a liberação desse kit multimídia, que vai servir para o Conselho realizar plenárias, eventos de formação e informação, Câmaras Técnicas, entre outros. Hoje é uma data muito importante para nós, que lutamos para a cidadania da pessoa com deficiência,” declarou o Presidente do Conselho da Pessoa com Deficiência de Araguari.

Por estar ligado à Secretaria Municipal do Trabalho e Ação Social, a gestora da pasta, Eunice Mendes, agradeceu ao trabalho desenvolvido pelo Conselho da Pessoa com Deficiência destacando, para isso, as parcerias feitas. “São vários parceiros e pessoas envolvidas; que a gente possa unir forças para que todos tenham acesso às políticas públicas e poder fazer muito ainda. Araguari foi escolhida por causa do trabalho realizado pelo Conselho. Pra isso precisa do apoio da Prefeitura, e de recursos. Por isso essa parceria, essa união de esforços é muito importante,” disse.

 

 

FOTO:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete