JEMGs etapa municipal teve início em Araguari

Os Jogos Escolares de Minas Gerais, são uma ferramenta pedagógica que valoriza a prática esportiva escolar e a construção da cidadania dos jovens alunos-atletas do Estado de Minas Gerais de forma educativa e democrática. É o esporte como instrumento da educação global dos alunos. Visa o aumento do vínculo aluno-atleta com a escola, contribuindo na diminuição da evasão escolar, além de possibilitar a identificação de novos talentos esportivos.

Por abranger diversas regiões do estado, o JEMG atua como canal de integração, sociabilidade e aprendizado dos alunos-atletas envolvidos nos Jogos. Por intermédio do desporto escolar, auxilia na formação de cidadãos mais críticos e conscientes, estimulando o pleno exercício da cidadania. Nesse sentido, o objetivo é instrumentalizar as escolas, por meio de diretores, orientadores pedagógicos, professores, técnicos e pais de alunos para a execução do Programa com responsabilidade social e competência técnica.

A Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, realizou no último dia 21, a abertura da etapa municipal. A cerimônia contou com atletas representantes de 20 escolas da rede municipal, estadual e particular de ensino e mais de 1000 pessoas entre pais e admiradores do esporte.

A mesa de autoridades foi composta por: Secretário de Planejamento Marlos Fernandes, representando o Prefeito Municipal; o Secretário de Esportes e Juventude Sebastião Naves; o Subsecretário Rodrigo Costa; o Tenente Quirino, representando a Polícia Militar e o Tenente Rafael Cunha representando o Exército; além do Vereador Wanderley Inácio (PRTB), representando a Câmara Municipal.

A CUFA Araguari fez uma apresentação de dança, como participação artística e o ex-atleta araguarino de atletismo, Sebastião da Silva Filho, foi o condutor da tocha e ditou ainda o juramento dos atletas.

Em sua fala, o Secretário Marlos Fernandes, enfatizou o compromisso do Prefeito Marcos Coelho (PMDB) em entregar o Ginásio Poliesportivo o mais breve possível pra população, assim como a construção do CIE - Centro de Iniciação do Esporte, que segue em ritmo acelerado.

A etapa dos Jogos Escolares de Minas Gerais  será constituída de vários jogos, distribuídos em quase quatro meses de competição nas seguintes modalidades: Volei, basquete, handebol e futsal. Através de parceria público privada, a LAFS - Liga Araguarina de Futsal, será a responsável pela arbitragem e premiação.

"É bastante trabalhoso organizar eventos em tempos de bastante contenção de gastos, porém é gratificante ver o brilho no olho dos atletas, quando a tocha ritual acende a pira. Aproveito para agradecer a equipe da Secretaria de Esportes e Juventude, além dos gestores, sem os quais, seria impossível esse evento e toda a competição se realizar" diz o educador físico Fábio Ferreira, organizador da cerimônia.

FOTO: ASCOM – Secretaria de Gabinete / Secretaria de Esporte