Incentivos para educação de boas práticas de fabricação é pauta de reunião entre a Secretaria de Agricultura e a EMATER

Na manhã desta terça-feira (29), o Secretário de Agricultura, Danilo Franco Gonçalves e o diretor do Serviço de Inspeção Municipal – SIM, Mayron Ramos e receberam os técnicos da EMATER Andre Luis de Figueiredo Campos, Alberto Jose de Almeida e a diretora geral Suzana Kanadani.

 

O encontro teve como intuito discutir incentivos educativos junto às comunidades rurais, por meio de palestras de Boas Práticas de Fabricação e outros temas que estão sendo desenvolvidos pelos técnicos do SIM.

 

Também foi discutido o incentivo das Agroindústrias de Agricultura Familiar e com o trabalho em conjunto com o SIM e EMATER.

 

“Todas essas atividades estão sendo feitas com pretensão de inserimos Araguari ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (SISBI)”, explicou Mayron Ramos.

 

O Sisbi, criado pelo Mapa, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. O sistema é uma alternativa às empresas que queiram exportar para outros estados e não tenham o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Tanto estado quanto municípios podem aderir ao Sisbi.  É necessário, no entanto, atender aos requisitos impostos pelo Mapa – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

 

O Secretário de Agricultura, Danilo Franco Gonçalves destacou a importância dessa ação do governo de criar o serviço de inspeção; “ O SISBI  assegura a habilitação da pequena indústria que poderá vender para outros estados produtos diferenciados de Araguari, livre da concorrência dos cartéis privilegiados pela burocracia que proporciona o crime econômico”, enfatizou.

 

“Com a adesão, os produtos fabricados e cultivados em Araguari,  podem ser comercializados em todo o território nacional. Estados e municípios incluídos nesse sistema têm seus serviços de inspeção reconhecidos como equivalentes ao Serviço de Inspeção Federal (SIF) e será muito importante para a nossa economia”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).

 

FOTO: Secretaria de Agricultura