Granja Mauá passa por reestruturação

Dando continuidade às ações de reestruturação na Granja Mauá, a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócio trabalha em várias frentes, apoiada pela parceria com o Presídio Municipal. O bom tempo tem auxiliado na agilidade da capina, limpeza e reformas do espaço e das edificações do local, algumas das quais se encontravam em estado bem precário de manutenção.

Em uma delas, uma horta orgânica, proposta das Vereadoras Ana Lúcia Prado (PTC) e Virgínia Alcântara (PTC), está sendo instalada, e seus legumes e verduras serão utilizados pelas escolas da Rede Municipal e por asilos e abrigos do município. Concomitantemente, outro grupo vem reutilizando a madeira de árvores que foram retiradas das vias públicas para a melhoria nos barracões.

Para a Agricultura, estamos já realizando um trabalho de ressocialização com os apenados do Presídio Municipal. Assim, faremos o abastecimento para as creches e escolas com verduras e hortaliças que vêm da Horta Comunitária. E, ao mesmo tempo, as árvores retiradas das vias e abandonadas nas ruas estão sendo reaproveitadas e serradas. Com elas, está sendo feito o ripamento para o telhado das instalações da Granja,” comentou o Secretário Paulo de Brito.

A proposta é fazer da Granja Mauá um pólo de pesquisa de estudos por meio da união das várias Secretarias que fazem uso do espaço da Granja Mauá, destacadamente as Secretarias de Serviços Urbanos, Meio Ambiente, Esportes, Educação e Saúde, para melhor adequação e destinação de cada área. “A idéia é conversar com todos os Secretários que fazem uso da Granja Mauá, criando-se projetos de melhoria para o local. Inclusive a Secretaria de Meio Ambiente já está ampliando o viveiro,” acrescentou.

Nas instalações onde antes abrigou a Escola Agrícola do município, Paulo de Brito pretende fazer uma área para capacitação e treinamento para funcionários da Secretaria de Agricultura e para encontros e eventos com produtores.

A Secretaria fez uma parceria com o IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, que irá encaminhar alunos do curso de veterinária para trabalhar diretamente com os cavalos que são apreendidos na cidade.

Os alunos do IMEPAC irão fazer uma avaliação da saúde dos cavalos apreendidos na cidade assim que chegarem. Queremos saber em que condição eles estão sendo tratados, se há maus-tratos e, quando houver alguma anormalidade, os donos serão chamados para esclarecimento. Dentro das possibilidades queremos, no futuro, colocar um chip para identificação,” explicou o Secretário da pasta.

Para o Prefeito Marcos Coelho (MDB), é essencial que toda a Prefeitura se una em ações e projetos que abrandem dificuldades e melhorem o funcionamento da Granja Mauá. “Determinei que fosse feita uma grande reestruturação na Granja Mauá. E com o apoio de todos os envolvidos, vamos recuperar e revitalizar aquele local,” disse.

Outras propostas ainda estão sendo avaliadas e logo deverão ser colocadas em prática para que a Granja Mauá possa, efetivamente, ser mais bem utilizada.

FOTO:       Secretaria Municipal de Agricultura