Governo Municipal promove palestra sobre CONTROLE INTERNO na Administração Pública

Com o objetivo de fazer cumprir as atribuições do artigo 31 da Constituição Federal e da Lei Municipal nº 2.934/94, dentre elas orientar, acompanhar, fiscalizar e avaliar, a Controladoria do Município de Araguari realizou palestra sobre o Controle Interno Municipalna tarde dessa quarta-feira, dia 25, ano anfiteatro da Policlínica. Participaram da palestra/curso Secretários Municipais, agentes e servidores públicos.

Intitulada “Sistema de Controle Interno Municipal e sua implantação no Município de Araguari”, a palestra foi proferida pela advogada e mestranda em direito público, Dra. Priscila Ramos Netto Viana, que possui vasta experiência em assessoria e consultoria jurídica em várias áreas do direito.

Para o Superintendente da Controladoria, Alírio Gama Filho, cada pessoa tem sua parcela de contribuição, de responsabilidade quanto ao controle interno: “O controle interno é cada um dos que atuam, trabalham, na Administração Pública. Cada pessoa deve fazer com que o município possa sair de muitas questões que vêm atrapalhando a gestão,” comentou o gestor, com experiência de 18 anos na máquina pública, conclamando todos a uma reflexão sobre sua prática e rotina de trabalho.

Dra. Priscila Viana salientou a importância de se disseminar os conceitos, processos, e as características do Sistema de Controle Interno Municipal e do Controle Interno (CI). Comentou a palestrante que “como o controle é todo mundo, a intenção foi realmente deixar mais claro o que é o sistema de controle interno, qual é o valor de cada um, como também a importância de seguir leis, de andar corretamente.”

Para o Diretor de Departamento de Licitações e Contratos, foi uma excelente oportunidade para a aquisição de novos conhecimentos. “Na nossa área, estamos sempre atualizando os conceitos, e o CI é um parceiro da gente que atua de forma preventiva, nos auxiliando e nos dando segurança para as ações que praticamos no Departamento,” relatou Daniel Santana.

“O conhecimento adquirido nessa palestra vem trazer conhecimentos àqueles que chegaram a pouco na administração, apenas 10 meses, alertando-os quanto à gravidade da responsabilidade, que pode trazer até impedimentos na sua condução em razão de processos, comprometendo dessa maneira até a administração,” concluiu o Secretário de Planejamento, Orçamento e Habitação, Marlos Florêncio Fernandes.

A Controladoria do Município cumpriu assim, a função de fornecer informações que subsidiem e orientem os procedimentos executados pelos gestores e agentes da administração pública municipal, visando melhorias administrativas significativas.

Marcos Coelho de Carvalho (PMDB), zeloso pela organização e normatização dos procedimentos executados relativos aos processos de ordem contábil, financeira, orçamentária, operacional e patrimonial deste Município, enaltece a ação:

“Controle Interno é uma forma de controle para a administração pública, definida em lei, respeitando-se os parâmetros de legalidade, legitimidade, economicidade e eficiência. Buscamos evitar fraudes, erros e desperdícios, para que possamos obter os resultados pretendidos,” declarou o Prefeito Municipal.

FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE