Galo da Comarca voltará aos campos profissionais com o apoio da Prefeitura de Araguari e empresários do município
O Prefeito Marcos Coelho participou na tarde desta sexta-feira, do lançamento oficial do retorno do Galo da Comarca, como é carinhosamente chamado o Araguari Atlético Clube aos gramados das competições profissionais no estado de Minas Gerais.
O lançamento aconteceu no IMEPAC – Instituto Master de Educação Presidente Antônio Carlos e contou com a presença dos Secretários Municipais, Sebastião Naves – Esporte, Júberson dos Santos Melo - Desenvolvimento, André Reis – Sae e Luiz Antônio Lopes – Trânsito, do Vereador Guilliano Tibá (PTC), do Diretor Executivo do IMEPAC José Júlio Lafayette e de inúmeros empresários araguarinos que estão apoiando o retorno do time de Araguair, além da diretoria do Clube.
A equipe araguarina não participava do certame de profissionais desde 2011, quando entrou na competição e enfrentou sérios problemas financeiros, terminando seu compromisso à duras penas.
O Araguari já treina no Estádio Vasconcelos Montes, onde mandará seus jogos na competição. A intenção da diretoria e comissão técnica é trabalhar com um elenco de no máximo 25 jogadores. O treinador é um velho conhecido do futebol de Uberlândia e região. Carlos Alexandre Bauab, o Carlão, foi treinador das categorias de base do Uberlândia Esporte Clube, Inter de Minas, Ubercity e Escolinha Gaviões do Cerrado, além de equipes do futebol amador.
Segundo o presidente do Araguari é Walter Henrique Andrade, Waltinho, o Araguari não dará nenhum passo maior do que as pernas e o clube vai trabalhar com orçamento curto. “Estamos trabalhando como o Araguari merece. Futebol está muito banalizado e se fizer de qualquer maneira você será somente mais um no mercado. Vamos fazer de tudo para sermos competitivos e brigar pelo acesso, mas tudo com responsabilidade e boa gestão”, afirmou Waltinho.
“O futebol profissional é importante porque leva o nome da cidade para o estado, para o país e para o mundo. Reviver essa volta do Galo da Comarca é estar resgatando a história do futebol profissional em nossa cidade, que vem se destacando em tantas áreas importantes, como a promoção de novos postos de empregos, investimentos, educação inclusiva e não poderíamos deixar o futebol de fora”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.
HISTÓRIA ARAGUARI
Em 1951, participou do Primeiro Campeonato do Triângulo Mineiro, vencido pelo seu rival Fluminense Futebol Clube, de Araguari. Em 1979, quando teve uma de suas melhores formações, conseguiu empatar em casa contra o Clube Atlético Mineiro.
Foi vice-campeão mineiro da Segunda Divisão em 1964 e campeão da Terceira Divisão em 1993, com uma campanha excelente, superando, no quadrangular final, Ideal de Ipatinga, Guarani de Divinópolis e Unaí.
Em 1995, chegou à fase final do Módulo II do Campeonato Mineiro, mas não alcançou a promoção, conseguida por Villa Nova Atlético Clube e Associação Atlética Paraisense. Em 2011, disputou pela última vez a Segunda Divisão do Mineiro, mas não passou da primeira fase.
FOTO: ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE