Formação JEPP é finalizada com Feira dos Educadores Empreendedores de Araguari

                               Estiveram presentes os Secretários Municipais de Saúde, João Batista Arantes da Silva; Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo; Meio Ambiente, Hamilton Tadeu de Lima Júnior; Esportes e Juventude, Sebastião Naves de Oliveira e o Superintendente da SAE, André Reis; o Vereador Wanderlei Inácio (PRTB); a Coordenadora do Sebrae, Beatriz Bertoldo; a Subsecretária de Educação, Iara Faria; Washington Cardoso Borges, representando a Secretaria Municipal de Política sobre Drogas; supervisoras, diretoras, orientadoras, especialistas e professoras municipais.

O JEPP, que faz parte do Programa Nacional de Educação Empreendedora do Sebrae, é destinado a fomentar a educação e a cultura empreendedora, apresentando práticas de aprendizagem, considerando a autonomia do aluno para aprender e o desenvolvimento de atributos e atitudes necessários para a gerência da própria vida (pessoal, profissional e social).

                               O evento de cultura empreendedora no Ensino Fundamental tem o objetivo de viabilizar aos Centros Educacionais Municipais de Araguari a inserção de uma proposta que atenda à demanda atual de uma educação com profissionais comprometidos ao desempenharem um fazer pedagógico inovador, que desperte nos educandos o ato de empreender, consolidando a cultura empreendedora na educação.

                               Para Elizabeth Carvalho, Consultora do Sebrae, o município está dando um grande passo ao inserir a cultura empreendedora nas escolas.

                               “A formação JEPP, realizada nesses três dias com os educadores municipais, será desenvolvida com os alunos que, por meio de projetos customizados de acordo com a realidade local, experienciarão práticas que levarão os estudantes a ter um comportamento empreendedor na vida, em todos os aspectos, seja no ambiente escolar, na vida profissional ou social”, declarou a Consultora do Sebrae.

                               Para que esse resultado seja favoravelmente alcançado, é essencial que os educadores envolvidos também se percebam como empreendedores. “A formação contempla também o educador para que ele se veja como educador empreendedor, pois, internalizando a proposta, ele pode melhorar suas práticas pedagógicas, inclusive, para fazer a leitura dos seus alunos, estimulando seu comportamento empreendedor”, acrescentou Elizabeth Carvalho.

                               Segundo Beatriz Bertoldo, Coordenadora do Sebrae, a formação realizada em Araguari, que culminou na Feira dos Educadores Empreendedores, deverá acontecer também com os alunos, mostrando que a educação empreendedora pode transformar e incentivar a quebra de paradigmas e o desenvolvimento de habilidades e comportamentos empreendedores.

                               “Pretendemos que a Feira dos Empreendedores para professores que está acontecendo seja feita também para alunos. Pois, por meio do JEPP, os alunos buscam o autoconhecimento, novas aprendizagens e o espírito de coletividade, todos suscitados pela educação empreendedora”, encerrou Beatriz.

                               A Feira dos Educadores Empreendedores de Araguari contou com produtos gastronômicos, apresentados pelas bancas: Pé de Mulé, Pipocas Gourmet, Nona Mia Pizzaria, Sorveteria 4 leites e Bolo de Madre, produtos que foram apresentados e comercializados aos presentes ao evento.

Para Iara Faria, Subsecretária de Educação, toda a equipe pedagógica da Rede Municipal está muito comprometida e envolvida na proposta, o que reitera a posição da Secretaria de Educação de fazer do Empreendedorismo um tema a ser trabalhado interdisciplinarmente, uma vez que o Prefeito Marcos Coelho tem dado todo o suporte para o bom desempenho desses profissionais.

Precisamos de homens e mulheres empreendedores. E esse trabalho será realizado nas escolas de Araguari, pois de lá sairão nossos governantes, empresários, médicos, advogados. Daí, é preciso atiçar essa centelha e desenvolver, por meio da Educação, um trabalho na interdisciplinaridade, desenvolvendo o espírito empreendedor em cada aluno da Rede Municipal de Ensino. Contamos com uma equipe de educadores altamente comprometidos que entenderam a proposta e que darão o seu melhor”, finalizou a Subsecretária.

               

 

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete