Festa do Trabalhador tem atrações para toda família

Evento será realizado em 1º de maio, no Palácio dos Ferroviários.

 

                               Com iniciativa da Rede Integração (TV Integração e Rádio Regional FM), e com o apoio da Prefeitura Municipal de Araguari, IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, Rede Droga Doctor, SINDTRANS – Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários de Uberlândia, Caf Transportes e contando ainda com a participação do SESI/SENAI, Araguari sediará grande encontro em homenagem ao Dia do Trabalhador, 1º de maio.

 

                               Durante mais de 60 dias, uma equipe organizadora se reuniu com o objetivo de criar um evento que agradasse a toda a classe trabalhadora, inclusive seus familiares, e que ficasse gravado na memória de tantos quanto possam aproveitar do merecido feriado. No total, serão mais de 230 pessoas, entre funcionários, servidores públicos e parceiros, que estarão trabalhando voluntariamente para que esse evento seja bem-sucedido, e que o trabalhador se sinta realmente homenageado pela sua importante parcela de contribuição na sociedade e na economia de nosso município.

 

Neste ano, a festa foi idealizada pela Rede Integração, e contou com o apoio da Prefeitura de Araguari, e a pedido do Prefeito Marcos Coelho envolvemos todas as secretarias e autarquias. A festa também contou com o patrocínio da Rede Droga Doctor, Sindtrans e IMEPAC e com o apoio logístico da Caf Transportes. E juntos concentramos esforços para que pudéssemos oferecer ao trabalhador araguarino e toda a sua família um dia diferenciado, cheio de entretenimento, cultura, serviços e muito mais”,  explicou o Secretário de Gabinete Marco Antônio Farias.

 “O diferencial do evento neste ano é a ampliação do diálogo com as entidades representativas. Além da Festa do Trabalhador, a Prefeitura está implantando ações que impactam diretamente na vida do trabalhador, seja no campo ou na cidade”, ressaltou o vice-prefeito Clayton Fernandes.

Entre os serviços oferecidos, estão cortes de cabelo masculinos e femininos; informações sobre carteira de identidade, carteira de trabalho, cadastro único, cursos profissionalizantes; além de doação de mudas. Como atividades culturais, haverá apresentações musicais com cantores locais, regionais e nacionais; danças; e ginástica laboral.

 

Para as crianças, a organização programou um espaço infantil com brinquedos, pintura facial e outras atividades lúdicas.

 

Haverá também um espaço gastronômico com diversos tipos de alimentação e bebidas, como também haverá uma vasta exposição e venda de produtos artesanais.

 

Para o Presidente da Fundação Araguarina de Educação e Cultura, Jean Laverdi, “esta é uma oportunidade única de inserir atrações culturais diversas no dia a dia do trabalhador, especialmente em uma data tão importante como o 1º de Maio. A FAEC foi convidada a participar da formatação da festa e será responsável por atrações culturais, a feira de artesanato e a feira gastronômica”.

Neste ano, a Secretaria Municipal de Esportes é parceira de primeira hora da Festa do Trabalhador, trazendo uma série de atividades para os trabalhadores e suas famílias”, ressaltou o secretário de Esportes, Sebastião Naves de Oliveira.

Segundo o Prefeito Marcos Coelho, as famílias terão atividades de lazer, cultura e esporte. “Organizada a partir de uma parceria entre a Rede Integração, a Prefeitura, o Sesi/Senai, o IMEPAC e empresas privadas, a festa terá um circuito de atividades simultâneas, que vão desde movimentações culturais e apresentações musicais a atendimentos básicos jurídicos, de saúde, e recreação infantil”, informou.

Estão convidados para participarem todos os trabalhadores de Araguari e suas famílias, que poderão contar com a segurança e participação da Polícia Militar, Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros durante todo o evento.

 

 

PROGRAMAÇÃO

Alongamento / Patatinha e Patata / Mônica Bandeira / Kênia e Rogger / Marlon César / Pedro Chagas / CUFA / Carla Priscila / Espetáculo de Dança Balaio de Chita / Pedro Henrique e Gabriel / Banda da Polícia Militar / Sorteio de Prêmios / Théo e Gustavo / Paula Paes / Túlio e Gustavo / Lucas Decarizo / Diego Feraço / Gui Bittencourt / Robson e Graiado / Flávia e Sarah / Douglas Alessi / Carvalho e Mariano / Leandro Lins / SPC / André e Sebáh / Luiz Cláudio / Vinícius Sudário.

 

TRANSPORTE PÚBLICO

Durante toda a programação da festa “Viva o Trabalhador”, a empresa  Caf Transportes Ltda, responsável pelo transporte coletivo araguarino, estará fazendo o transporte dos cidadãos, saindo de todos os pontos habituais e tendo como destino o Palácio dos Ferroviários, sem custo aos usuários e ao munícipio.

A grandiosa festa acontecerá em frente ao Palácio dos Ferroviários, sede do governo municipal, das 14:00 às 22:00, sendo que das 14:00 às 18:00 haverá prestação de serviços gratuitamente, e durante o tempo todo, haverá shows e apresentações culturais diversas.

 

 

DIA DO TRABALHADOR

 

A história do Dia do Trabalho, ou do Trabalhador, remonta ao ano de 1886 quando, em Chicago, nos Estados Unidos, houve um movimento de reivindicação de milhares de trabalhadores em busca de melhores condições de trabalho, como a redução da longa jornada de 13 para 8 horas diárias, o que acabou deflagrando uma greve geral em todo o país.

 

                               Em função de marcantes dias na história de luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho, e em homenagem àqueles que acabaram morrendo em conflitos e manifestações públicas, foi criado em 20 de junho de 1889 o Dia Internacional dos Trabalhadores, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano.

 

                               No Brasil, há relatos de que a data é comemorada desde 1895. Mas tornou-se oficial apenas em 26 de setembro de 1924, com a criação do decreto nº 4.859, do então presidente Arthur da Silva Bernardes, que estabeleceu a data como feriado nacional, em comemoração dos mártires do trabalho e confraternização das classes operárias.

 

                               Por sua vez, o presidente Getúlio Vargas passou a utilizar a data para divulgar a criação de leis e benefícios trabalhistas. Assim, em 1º de maio de 1940, foi instituído o salário mínimo, e em 1º de maio de 1941, foi criada a Justiça do Trabalho.

 

 

FOTOS:                ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete