Fertilizantes Tocantins apresenta projeto de nova unidade em Araguari

Nova unidade deve gerar cerca de 150 empregos na cidade

Hoje, 20, o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho (PMDB), recebeu, em seu gabinete, representantes da empresa Fertilizantes Tocantins, que apresentaram o projeto de instalação de uma nova unidade em nossa cidade.

O Diretor de Operações Industriais da Fertilizantes Tocantins, Nelson Canato Junior, explicou o motivo da escolha de Araguari para essa nova unidade: “Nossos produtos basicamente são importados. Por esse motivo, damos preferência para cidades localizadas perto de portos e também principais polos consumidores de fertilizantes. Araguari, hoje, representa um dos portos secos mais importantes do país. Efetuamos uma parceria com a VLI, que nos cedeu um espaço para construirmos nossa unidade Araguari. Iremos aproveitar estrategicamente a logística já existente.” Canato também ressaltou que Minas Gerais é um grande consumidor de fertilizantes e, por esse motivo, Minas Gerais tem um grande potencial. Araguari, com a logística já existente pela VLI, se transformou em uma grande potência.

Estiveram presentes a Secretária de Administração, Thereza Christina Griep; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo; o Secretário de Governo, Rafael Guedes; o Secretário de Gabinete, Marco Antônio Farias; o Secretário de Esportes e Juventude, Sebastião Naves de Oliveira; o Secretário de Serviços Urbanos, Cândido Costa Arruda; o Secretário de Políticas sobre Drogas, Aílton Oliveira Souza; o Secretário de Agricultura, Abastecimento e Agronegócio, Paulo Sérgio Guimarães de Brito, e os Vereadores Levi Siqueira (PMDB), Líder do Governo, Cláudio Coelho (SD), Vanderlei Inácio (PRTB ) e Wesley Lucas (PPS).

Também acompanharam a apresentação empresários de nossa cidade, o Gerente do Terminal de Araguari da VLI, Cristiano Ribeiro; o Presidente da Associação dos Cafeicultores de Araguari – ACA, Cláudio Morales;  o Vice-Presidente da Associação Comercial e Industrial de Araguari – ACIA, Leonardo Daher de Melo; Capitão Fabrício Silva Araújo, Comandante da 3ª Cia de Bombeiros de Araguari;, o Tenente Coronel Fábio Lincoln, do 2º Batalhão Ferroviário e Dr Dalto Humberto Rodrigues, Presidente da 47ª Subseção da OAB-MG.

Na oportunidade, foi apresentada a história da empresa que, a cada ano que passa, se torna mais forte no mercado de fertilizantes de nosso país.

HISTÓRICO

A Fertilizantes Tocantins iniciou suas atividades em Porto Nacional – TO, em 2003, ano de inauguração de sua primeira fábrica no Norte do Brasil. Enxergando as potencialidades da região MAPITOPA, composta por Maranhão, Piauí, Tocantins, Pará, em  2010 inaugurou sua primeira filial, em São Luís – MA. Esta não seria apenas mais uma fábrica, com a ampliação concluída em agosto de 2014 – ela passa a ser uma das maiores fábricas de fertilizantes complexos, NPK do Brasil.

A terceira unidade foi inaugurada em 2012, em Querência, Mato Grosso, região denominada Vale do Araguaia. Dando sequência ao seu plano de expansão, atualmente a empresa investe na ampliação da capacidade produtiva e de estocagem da empresa, Inaugurará em novembro deste ano uma nova planta industrial em Barcarena – PA.
Atualmente, além das quatro fábricas de mistura de fertilizantes complexos, a empresa conta com uma filial comercial na Bahia, com sede em Luís Eduardo Magalhães – BA, onde importa e distribui fertilizantes para o Oeste Baiano.

A Fertilizantes Tocantins é a quinta maior empresa do segmento de fertilizantes no Brasil, segundo ranking Valor Econômico/1.000 maiores, e líder no mercado onde atua. Com forte presença no Norte, Nordeste e Centro-Oeste do país, principalmente na região chamada de MAPITOPA, formado pelos estados do Maranhão, Piauí, Tocantins e Pará.

Para o Secretário de Agricultura, a instalação da empresa vem aumentar a disponibilidade de adubo pronto para ser aplicado no campo, como também a possibilidade de diminuição do valor no mercado local: “Além da vinda da matéria prima, há uma forte tendência na diminuição do preço do adubo, que é geralmente 40% dos custo total de uma lavoura a parte de adubo, barateando o custo de produção para os produtores da região, e aumentando a competitividade em relação às outras regiões, “disse Paulo Sérgio Guimarães de Brito.

O Prefeito Marcos Coelho deu boas vindas aos representantes da Fertilizantes Tocantins e se disse muito orgulhoso de nossa cidade ter sido escolhida para essa nova unidade.” É com muita satisfação que recebemos mais uma grande e próspera empresa em nossa cidade, que gerará empregos para nossa população. É muito animador ver nossa cidade sendo palco de grandes investimentos. Agradeço em nome da população araguarina, que colherá bons frutos vindos dessa grande parceria entre a Fertilizantes Tocantins e a VLI, que já é uma grande empregadora em nossa cidade,” finalizou.

FOTO:       ASCOM – Secretaria de Gabinete