FAEC realiza Projeto Cultural alusivo à Páscoa

Objetivando trabalhar o verdadeiro significado da Páscoa, a Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC, de forma lúdica, realizou nos dias 16, 17 e 19 de abril, o Projeto “Páscoa Cultural - FAEC”. Nos dois primeiros dias, o evento aconteceu na Casa da Cultura “Abdala Mameri”, tendo sido encerrado na Instituição Casa do Caminho.

 

A Páscoa é uma data importante do ponto de vista cultural, social e espiritual. É um ótimo momento para se discutir e refletir sobre a importância do comportamento ético e moral, para confraternizar com a família e amigos, e renovar esperanças.

 

O Projeto foi idealizado pela diretora da Casa da Cultura, Valdirene Oliveira (Val) e realizado através da Comissão de Projetos Culturais - CPC, da FAEC.

 

Conforme Programação, no dia 16, o Centro Educacional Municipal Papa João XVIII, localizado no B. Novo Horizonte, foi contemplado pelo Projeto. Na ocasião, os alunos tiveram seus rostos pintados de coelhinho e foram levados até a Casa da Cultura, através do ônibus cedido pela Secretaria Municipal de Educação, onde assistiram aos vídeos “Coelhinhos Engraçadinhos” (Disney) e “O Coelhinho que não era de Páscoa” (Ruth Rocha), além da apresentação da peça teatral “Contando Estória - O Rato na Páscoa”, do Grupo Araguari de Teatro. Depois do espetáculo, os convidados foram presenteados com ovos de chocolate.

 

No dia 17, o C.E.M Rosângela de Fátima Cardoso Rodrigues, localizado no Residencial Monte Moriá, foi o contemplado pelo Projeto. A Programação foi a mesma, a única diferença é que os alunos se deslocaram até a Casa da Cultura através da “Carreta da Alegria”, do Arroz Vasconcelos.

 

No dia 19, o evento foi encerrado na Instituição Casa do Caminho, onde houve a apresentação da peça teatral e a distribuição dos ovos de chocolate, num ambiente de muita descontração, respeito e carinho. Ao todo, foram beneficiadas aproximadamente 470 pessoas pelo Projeto.

 

Por se tratar de um projeto piloto, nessa primeira edição, foram contempladas apenas as duas escolas municipais e a Instituição Casa do Caminho. Para futuras edições, no entanto, a FAEC pretende ampliar o alcance do Projeto, envolvendo outras instituições públicas e privadas.

 

A diretora da Casa da Cultura, ressaltou que “o resultado do Projeto foi satisfatório e nos deixou muito contentes, reafirmando o nosso objetivo de planejar e realizar outros projetos em prol da cultura do Município.”

 

Para o Presidente da FAEC, Rafael Guedes, “mesmo sendo uma iniciativa da FAEC, e realizado através da sua Comissão de Projetos Culturais, o Projeto só foi viabilizado graças ao apoio da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal Antidrogas, Grupo Araguari de Teatro e parceria das empresas Arroz Vasconcelos, Mancha Signs e Trebeschi, aos quais aproveitamos para agradecer e externar a nossa gratidão pela realização de mais esse sonho. Pois o ‘sonho que se sonha só é só um sonho que se sonha só, mas sonho que se sonha junto é realidade.’”

 

“O Projeto teve por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.