FAEC e secretaria de Turismo e Desenvolvimento Econômico começam tratativas com UFCAT por inventário de Bens Naturais
Com o objetivo de realizar um inventário completo dos bens naturais de Araguari, a Prefeitura de Araguari, por meio da secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e da Fundação Araguarina de Educação e Cultura - FAEC, deu início as tratativas para elaboração de um acordo de cooperação técnica com a Universidade Federal de Catalão - UFCAT com foco na produção de um inventário dos bens naturais da cidade. "São muitos assuntos sobre bens naturais, como cachoeiras, entre outros que são como lendas na cidade. Porém nunca houve muita preocupação em se produzir um estudo realístico e que levante dados estratégicos sobre esses bens naturais. E é isso que vamos buscar com esses parceiros tão essenciais", afirmou o presidente da FAEC, Diogo Machado. Segundo Machado.
A ação contará com o apoio de grupo de trabalho local, formado por "mateiros", que já conhece a localização desses bens naturais para dar celeridade ao trabalho que tem uma estimativa inicial de ser concluído em 6 meses com produções e avanços mensais.
Além de dados técnicos desses bens naturais, tais como georreferenciamento, profundidade e característica de fauna e flora, serão levantados o interesse do proprietário na exploração turística e ainda dados geológicos e arqueológicos. "A proposta é ter um levantamento completo, que permita traçarmos estratégias precisas no campo do turismo, do desenvolvimento rural, da economia criativa, e de preservação tanto da história rural quanto dos bens naturais efetivamente", disse a secretária de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Karla Carvalho.
No diálogo com os representantes do Instituto de Geografia da UFCAT, as lideranças locais puderam traçar o formato e parte dos objetivos e metas da ação, que ao final comporá um catalogo oficial dos bens naturais de nossa cidade, além de nortear várias outras ações e programas do governo municipal.