Estratégias para combater o trabalho infantil foram discutidas em Araguari

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria do Trabalho e Ação Social, realizou nesta terça-feira (7) o "Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil".

O objetivo do Fórum foi garantir os direitos fundamentais da criança e do adolescente na cidade. Durante o evento, foram discutidas propostas e consensos entre governo e sociedade civil para o enfrentamento ao trabalho infantil no município.

As ações serão feitas através da sensibilização, mobilização e articulação dos agentes institucionais governamentais e da sociedade civil para prevenir e erradicar todas as formas de trabalho infantil.

A cidade de Araguari foi apontada pelo Ministério de Desenvolvimento Social, com base no Censo de 2010, como sendo um dos 72 municípios onde é maior a incidência de casos de trabalho infantil. A partir do levantamento desses dados, esses municípios com incidência passaram a receber recurso federal para desenvolver as ações estratégicas. Em junho, foi entregue ao Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) um plano de trabalho com ações, estratégia, cronograma e desembolso para aplicação dos recursos, o que possibilitou o recebimento do mesmo e a execução do plano de ações ao combate”, destacou a Secretária de Trabalho e Ação Social – Eunice Mendes.

Entre os palestrantes destacamos Juliana Faleiro de Lacerda Ventura, Juíza de Direito da 2ª Vara Civil, Diretora do Foro da Comarca de Araguari e Coordenadora do Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania; Felipe Gomes de Araújo, Promotor da 7ª Promotoria de Justiça, responsável pela Defesa da Infância e Juventude e Execução Criminal e Maria Regina Basílio Teodoro dos Santos, psicóloga e professora da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e da Universidade de Uberaba.

De acordo com a Secretária de Ação Social, Eunice Maria Mendes, o fórum faz parte do quarto eixo do plano de ações. Os primeiros eixos envolvem “informação e mobilização”, “identificação” e “proteção social”. Ela afirma que o próximo passo, após a realização do Fórum Regional, será o “monitoramento de situações de trabalho infantil na cidade”, averiguando se o fato ocorre mais no centro urbano ou rural.

O Fórum tem como principal objetivo a criação de ações estratégicas do programa de erradicação do trabalho infantil através de ações, palestras, apresentações artísticas, além da atualização dos profissionais do PAIF e Serviço de convivência, o Fórum pertence ao eixo IV - Defesa e Responsabilização, que tratará de medidas protetivas para que os nossos jovens e crianças possam brincar, aprender, estudar e explorar seus talentos nesta fase tão importante da vida para, com isso serem inseridos no mercado de trabalho no momento certo de sua fase”, destacou o Vice Prefeito Clayton Fernandes.

Além dos palestrantes, estiveram presentes no Fórum Regional de Erradicação do Trabalho Infantil o Vice Prefeito Clayton Fernandes representando Prefeito Marcos Coelho, a Secretária de Trabalho e Ação Social Eunice Mendes anfitriã do evento, o Secretário de Governo Rafael Scalia Guedes; o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Júberson dos Santos Melo; o Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Adriano Marta e a Presidente do Conselho Municipal da Criança e Adolescente, Lúcia de Araújo.

O evento contou com a participação das cidades de Uberlândia, Tupaciguara e Cascalho Rico.

FOTO:       ASCOM – SECRETARIA DE GABINETE