Escolas araguarinas são destaque no “Prêmio de Gestão Escolar” 2017

CEM Maria de Fátima Oliveira Morais foi a primeira premiada entre as escolas municipais e EE Antônio Nunes de Carvalho Filho foi o Destaque Local.

A Secretaria Municipal de Educação participou na noite de ontem, 22, do Seminário de Excelência em Gestão Escolar e Educação Empreendedora, na vizinha cidade de Uberlândia. Estiveram presentes Neivaldo de Lima Virgílio, Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, representando o Governador do Estado de Minas Gerais; Fabiana Romaniello, Gestora do Projeto Educação Empreendedora no Sebrae de Uberlândia; o Secretário Municipal de Educação de Araguari, Werley Macedo; o Subsecretário de Educação, José Carlos Macedo de Oliveira; a Assessora Especial de Educação, Iara Cristina Rodrigues Alves de Faria; a Diretora do Departamento Pedagógico, Rita de Cássia Peixoto e Ávila; a Coordenadora Pedagógica e membro do Comitê Avaliador, Neuza Rodrigues Pereira; Educadores, Diretores de escolas públicas estaduais e municipais, parceiros, autoridades, imprensa e comunidade.

A programação contou com o painel “Experiências de Sucesso/Educação Empreendedora/e finalistas do ‘Prêmio Gestão Escolar’ – PGE 2017”, e também com a Palestra “Os sonhos dos nossos alunos e os alunos dos nossos sonhos”, proferida por Paulo Henrique Leite, após a qual foram feitas homenagens, seguida de um Coquetel.

O “Prêmio Gestão Escolar” (PGE) acontece a cada dois anos, tendo como base o ano escolar anterior. As escolas devem apresentar registros das práticas pedagógicas, que deve ter bons resultados de suas ações. O PGE é um estímulo à melhoria da gestão das escolas públicas de educação básica. Tem como objetivo geral contribuir para a garantia de uma educação pública de qualidade por meio do fomento à cultura da autoavaliação e da intervenção nos processos de gestão.

A Superintendência Regional de Ensino – SRE, de Uberlândia, recebeu inscrições de 103 escolas, das quais 54 foram finalistas. Destas, 11 foram selecionadas para receberem visitain loco da Comissão de Avaliação dos Dossiês, composta por Analistas Educacionais, Assessor da Inspeção e Coordenador Pedagógico.

Durante o Painel, as escolas puderam fazer a apresentação das ações exitosas dentro das escolas. Foram avaliados a parte pedagógica (rendimento dos alunos, resultado das avaliações externas, relação de alunos aprovados e reprovados, taxa de abandono, etc), como também o envolvimento com o colegiado, a participação da comunidade escolar, a estrutura da escola (ampliação e construção, mobiliário, estruturação bem organizada), entre outros.

Com base nessas dimensões, foram selecionadas e premiadas as seis melhores, como também a Destaque Local, indo essa última representar a SRE na Etapa Estadual.

As escolas de Araguari premiadas foram:

• CEM Maria de Fátima Oliveira Morais
  • CEM Justino Rodrigues da Cunha
  • EE Dona Eleonora Pieruccetti
  •    EE Antônio Nunes de Carvalho Filho, eleita a Destaque Local.

Das 11 escolas selecionadas, quatro são de Araguari. O C.E.M. Maria de Fátima tirou primeiro lugar das Escolas Municipais, sendo o segundo lugar o C.E.M. Justino Rodrigues da Cunha. E a E.E. Antônio Nunes foi escolhida como Destaque Local. Estamos muito felizes com o resultado que Araguari conquistou no Prêmio de Gestão Escolar 2017,” comentou Neuza Rodrigues Pereira, que fez parte do Comitê de Avaliação.

A E.E. Antônio Nunes de Carvalho Filho, Escola Destaque Local, foi premiada com R$10 mil. Além desta premiação, o Secretário de Estado de Desenvolvimento Agrário, Neivaldo de Lima Virgílio, representante do Governador de Minas, ofereceu mais R$ 10 mil. A escola recebeu também kits da Faber Castell, uma das parceiras do evento, para serem distribuídos aos alunos.

“O evento foi muito importante, pois pode incentivar os diretores que não participaram. Com a prática e o depoimento das escolas participantes, outras são incentivadas. As premiações chamaram a atenção dos diretores, que viram que a escola deve ser trabalhada em todos os seus aspectos e dimensões, juntamente com toda a comunidade local e colegiado. A escola não funciona sozinha, a gestão é democrática,” explanou Neuza Pereira.

Para o Secretário de Educação, Werley Macedo, o município está no caminho certo, visto que o CEM Maria de Fátima, de Araguari, foi a primeira das Escolas Municipais da Regional, e a sexta, na análise de 103 escolas. “Um dos pontos avaliados é a inclusão, que é bastante é bastante trabalhado nas escolas da Rede Municipal de Ensino, de forma bem positiva. Além disso, questões como se os funcionários são efetivos ou concursados, o aspecto físico da escola, as atividades desenvolvidas ao longo dos anos, e a participação dos pais fizeram parte da análise do Prêmio de Gestão Escolar, realizado pela Regional e pelo SEBRAE. Ficamos também felizes por saber que, além da nossa escola municipal,  uma escola estadual de Araguari foi a primeira colocada nesse Prêmio de Gestão Escolar, “ finalizou o Secretário.

A educação de Araguari, uma vez mais, sai na frente, pois a Escola Maria de Fátima tirou primeiro lugar no Prêmio Gestão Escolar na Rede Municipal, que valoriza a escola que apresenta um olhar diferente, no sentido de crescimento, de qualidade de educação, que vem incentivar. Parabenizamos também a E.E. Antônio Nunes de Carvalho Filho, escolhida para representar a Superintendência Regional de Ensino de Uberlândia na Etapa Estadual. Parabéns aos diretores, educadores e alunos, que fazem da escola um modelo de transformação da nossa realidade,” concluiu o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTO:       Secretaria Municipal de Educação