Escola Vilagran Cabrita comemora 51 anos

O Centro Educacional Municipal Tenente Coronel Vilagran Cabrita comemora no mês de março seus 51 anos.  Antes era chamada de Escola Particular Visconde de Maúa, construída pelo 2º Batalhão Ferroviário e registrada na Secretaria de Estado de Minas Gerais em 03 de março de 1967.

Em 1970 o Coronel Raimundo Saraiva Martins, comandante do 2º Batalhão Ferroviário pediu a Secretaria de Educação de Minas Gerais que pudesse mudar o nome para Escola Particular Primária “Vilagran Cabrita”. A Escola pertenceu ao Batalhão Ferroviário até o fim do ano de 1970.

Em 1971 foi feito um convênio entre o Batalhão e a Prefeitura, e desde então é administrada pela Prefeitura de Araguari. Em definitivo a administração da Prefeitura passou a ser feita em 1976 onde a escola passou a se chamar Escola Municipal Tenente Coronel “Vilagran Cabrita”. Em janeiro de 1994 foi aprovada a extensão para atender alunos de 6º a 9º ano.

A escola hoje está sob a direção de Gilmar Gonçalves, Mírian Lúcia e Mariana das Graças, atende aproximadamente 230 alunos do pré-escolar ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos turnos manhã e tarde. Tem também o Programa “Novo Mais Educação” com 70 alunos matriculados. A unidade também possui laboratório de informática, biblioteca, sala de vídeo, parque infantil, atendimento especializado e atendimento odontológico aos alunos.

As comemorações dos 51 anos da escola terá vasta programação e está acontecendo durante toda essa semana com várias atividades com os alunos e a comunidade. Entre elas estão: Exposição dos trabalhos pedagógicos, artísticos e culturais dos alunos; Linha do tempo da História do CEM Vilagran Cabrita; Roda de Conversa “Valores Morais”; Momento Lúdico "Boas condutas no ambiente escolar"; Jogos de Convivência: futsal, entre alunos e professores; Homenagem ao Dia Internacional da Mulher e Palestra Motivacional "Quer um milagre? Seja o milagre" por Gilmar Chaves.

Para o Secretário de Educação Werley Macedo é com prazer que a Secretaria celebra os 51 anos da escola a qual está presente há tanto tempo na comunidade.“Temos sim que comemorar e parabenizar a escola por estar a tanto tempo com a comunidade. Tantas pessoas tiveram sua infância nessa escola tão querida e que atende tão bem a população daquele bairro”, finalizou.

O prefeito Marcos Coelho (MDB) ressaltou a importância de se ter o ensino municipal totalmente gratuito e de qualidade. “A educação é a base do ser humano. O conhecimento é conquista. Uma conquista que não se pode tirar. É necessário investir em educação, para que ela seja gratuita e de qualidade para a população. Só assim teremos cidadãos mais conscientes e bem informados”, declarou o prefeito.

A solenidade alusiva aos 51 anos de história do C.E.M. Vilagran Cabrita acontecerá no dia 09 de março às 09h nas dependências da escola, é aberta ao público e contará com a presença de várias autoridades.

FOTO: SECRETARIA DE EDUCAÇÃO