Escola da Terra leva formação a professores da Secretaria Municipal de Educação
No último dia 10 aconteceu a solenidade de abertura do Curso de Extensão do Programa Educação do Campo / Projeto Escola da Terra, o curso acontecerá nas dependências da UFU – Universidade Federal de Uberlândia e atenderá professores que atuam nas Escolas Rurais Municipais.
O programa é do Ministério da Educação e oferece formação continuada a professores que lecionam nas unidades rurais.
O programa – O Escola da Terra compreende quatro ações: formação continuada e acompanhada de professores que trabalham com estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental em escolas multisseriadas no campo e em escolas quilombolas, além dos assessores pedagógicos que terão a função de tutores; oferta de materiais didáticos e pedagógicos; monitoramento e avaliação; gestão, controle e mobilização social.
“Educadores e tutores da Secretaria de Educação, terão curso de aperfeiçoamento com carga horária mínima de 180 horas. A formação terá dois períodos – a frequência no curso denominada tempo-universidade e outro para as atividades realizadas em serviço (escola-comunidade) que será acompanhada por tutores. A qualificação dos docentes será de responsabilidade das instituições públicas de ensino superior que aderirem ao programa, no caso a UFU”, destacou o Secretário de Educação, José Carlos M. Oliveira.
O desafio é trazer para dentro da sala a realidade em que os estudantes vivem. "Ainda na infância, os alunos precisam se perceber como sujeitos da história para valorizar sua cultura e transformar a realidade em que vivem. O papel do professor, portanto, está em aprender a utilizar recursos de uma escola comum, com suas deficiências em infraestrutura, para valorizar a cultura comunitária, com base no currículo escolar nacional", destacou o Prefeito Marcos Coelho (MDB).
FOTO: Secretaria de Educação