Equipe técnica da Secretaria de Agricultura esteve no IMA tratando da equivalência do SIM – Araguari para SISBI

No último dia 12 de junho, o Secretário de Agricultura Danilo Franco Gonçalves juntamente com o diretor do Serviço de Inspeção Municipal (SIM) Mayron Ramos, e o Médico Veterinário Dr. Sérgio Adachi estiveram em Belo Horizonte reunidos com o Diretor Geral do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA)  Thales Almeida e sua equipe técnica, para tratar da auditoria que dará ao SIM-Araguari a equivalência do SISBI.

 

O Sisbi, criado pelo Mapa, padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a segurança alimentar. O sistema é uma alternativa às empresas que queiram exportar para outros estados e não tenham o Serviço de Inspeção Federal (SIF). Tanto estado quanto municípios podem aderir ao Sisbi.  É necessário, no entanto, atender aos requisitos impostos pelo Mapa – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento.

 

Segundo Thales Almeida, hoje o SIM-Araguari tem total condição de passar pela auditoria de equivalência e parabenizou o corpo técnico pelo empenho, excelência e a evolução no trabalho que vem sendo desenvolvido por toda a equipe.

 

“O SISBI assegura a habilitação da pequena indústria que poderá vender para outros estados produtos diferenciados de Araguari, livre da concorrência dos cartéis privilegiados pela burocracia que proporciona o crime econômico”, enfatizou Mayron Ramos.

 

”Araguari está situada em um lugar privilegiado, com uma das principais rodovias, a BR 050. Dessa forma, Araguari fazendo parte do SISBI, várias empresas podem se instalar em Araguari e as que já existem se adéquam ao que será pedido, aquecendo a economia do município, gerando mais empregos e desenvolvimento para a cidade”, explicou o Secretário de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Agronegócios de Araguari, Danilo Franco.

 

 

“O SISBI vai permitir que as indústrias de pequeno e médio porte, como também as agroindústrias, consigam ampliar sua produção por estarem habilitadas para vender para fora. Dessa forma geram mais empregos, renda e competitividade dos produtos oriundos dessas indústrias, e das agroindústrias, estamos agora no aguardo da equipe técnica do IMA para a auditoria”, frisou o Prefeito Marcos Coelho.

 

 

 

FOTO: Secretaria de Agricultura