Equipe do CAPS, CAPS AD, NASM e REDUÇÃO DE DANOS participam de abraço simbólico

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria de Saúde, juntamente com as equipes do CAPS, CAPS AD, NASM e REDUÇÃO DE DANOS, efetuou hoje, 12, um abraço simbólico na praça Manoel Bonito. A ideia surgiu em uma reuniãoda Comissão Intergestora Triparte (CIT),ocorrida dia 31 de agosto, quando esteve presente o Coordenador de Saúde Mental do Ministério da Saúde, Quirino Cordeiro Filho, que apresentou uma avaliação da Rede de Atenção Psicossocial do país.

Segundo as informações veiculadas, em sua análise, o referido Coordenador ressaltou a baixa produtividade dos serviços substitutivos em relação aos custos da rede, ressaltando a necessidade de rever a política de saúde mental em curso no pais

Diante desse sinal de alerta, a Coordenação Estadual de Saúde Mental da SES MG recomendou a todos envolvidos nessa histórica conquista da população brasileira, em especial usuários, familiares, trabalhadores e gestores da RAPS de Minas Gerais, que participassem desse abraço simbólico aos serviços substitutivos dos seus municípios e regiões.

Outros estados do país também estão se mobilizando para essa ação em defesa da reforma psiquiátrica antimanicomial, demonstrando assim nossa força e capacidade de resistência a possíveis propostas de retrocesso.

As equipes que integram a Rede de Saúde Mental de Araguari (CAPS, CAPS AD, NASM e REDUÇÃO DE DANOS) abraçam a ideia de um trabalho voltado ao respeito e à inclusão, com o  fortalecimento dos  serviços de atenção, priorizando a qualidade de vida das pessoas e o resgate de sua dignidade” destacou Raquel Chedid Melo Borges , Coordenadora da Saúde Mental.

Segundo Marcos Coelho de Carvalho (PMDB) a participação é fundamental nessa hora para garantir as conquistas necessárias para essa área da saúde.”Nosso objetivo comum é manter uma saúde humanizada, sempre pensando no paz, no respeita e principalmente na vida, “ ressaltou o prefeito.

FOTOS:             ASCOM – Secretaria de Gabinete