Equipe araguarina de Basquete em Cadeiras de Rodas recebe novas cadeiras desenvolvidas para cada atleta

A prefeitura de Araguari, através da fundação Municipal de Esportes e Paradesporto, realizou na sexta-feira (14), o evento de entrega de cadeiras de rodas para a equipe da Associação dos Deficientes Físicos de Araguari.
O encontro foi realizado no antigo Cine Rex, contando com a presença do prefeito Renato Carvalho, da vice-prefeita Maria Cecília Araújo, secretários, vereadores, atletas da equipe araguarina e vários convidados.
Ao todo foram entregues 13 cadeiras de rodas, que foram repassadas aos seus respectivos usuários. As novas cadeiras foram desenvolvidas pelo Centro Brasileiro de Referência em Inovações Tecnológicas para Esportes Paralímpicos (Cintesp.br/UFU), no qual a maioria dos atletas da equipe paralímpica de basquete de Araguari foram em Uberlândia realizando a aferição das medidas por meio de uma tecnologia única no mundo. Após a coletagem dessas medidas, foram lançadas para um computador, no qual o mesmo parametrizou a cadeira de forma única para cada atleta, com o objetivo de oferecer um maior rendimento durante os treinos e competições.
Para a aquisição das cadeiras foi necessário um investimento de 6.500 reais para cada uma, totalizando 84.500 reais nas 13 cadeiras de rodas. As cadeiras pertencem à FAMEP, onde os atletas utilizaram as mesmas na Primeira Etapa do Campeonato Mineiro em Cadeira de Rodas, e para os treinos no Centro de Iniciação Esportiva – CIE, e, em todas as competições previstas para esse ano.
“É um trabalho que visa incentivar e possibilitar os nossos atletas que fazem parte do basquete em cadeira de rodas. Estamos firmes com o propósito de tornar o esporte paralímpico cada vez mais forte em Araguari”, destacou o presidente da FAMEP, Wesley Lucas Mendonça.
“Quando assumimos a prefeitura de Araguari fizemos um compromisso de melhorar o esporte em nossa cidade, com apoios importantes em todas as modalidades. O esporte paralímpico sempre esteve como uma das prioridades, e hoje, estamos entregando as cadeiras de rodas feitas especialmente para cada atleta do basquete, que fazem parte da equipe araguarina”, disse o prefeito Renato Carvalho.