Epidemiologia de Araguari promove capacitação para enfermeiros

A vida é uma oportunidade e não uma obrigação, especialmente quando se trata de valorizar a vida humana evitando doenças com vacinação”. Por meio desta afirmativa do Prof. Edmundo Juarez, médico anestesista, sanitarista e professor da USP, cujo trabalho e dedicação institucionalizaram o Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e o Programa Nacional de Imunizações através da Lei nº 6.259, é inegável o valor e a importância da Capacitação em Vacinação.

Atenta a essa necessidade, o Departamento de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Araguari promoveu nos dias 24 e 25 de outubro, no IMEPAC – Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos, uma Capacitação em Vacinação para enfermeiros das UBSs – Unidades Básicas de Saúde, UBSFs – Unidades Básicas de Saúde da Família, UPA – Unidade de Pronto Atendimento, Santa Casa de Araguari, CAE – Centro de Apoio Especializado, CEAAMI – Centro de Apoio e Atenção Materno-Infantil, Policlínica de Araguari e o Núcleo de Atenção à Saúde Mental. A Capacitação aconteceu conforme solicitação do Ministério da Saúde, através do Programa Nacional de Imunização.

As duas turmas dos enfermeiros debateram assuntos pertinentes ao tema, cujo curso tratou da atualização do calendário vacinal, a fim de otimizar a padronização das ações em saúde conforme diretrizes nacionais, além de proporcionar uma assistência qualificada aos usuários do SUS.

Os tutores e responsáveis pela Capacitação, Rodrigo Alves Garcia, Ivonice Lemos da Silva e Silva, João Paulo Assunção Borges e Aliandra Nascimento Serra, participaram de um curso na Superintendência Regional de Uberlândia no mês de junho, replicando neste curso as informações aos enfermeiros, que serão multiplicadores em seus locais de atuação.

Segundo Rodrigo Alves Garcia, foi importante realizar essa capacitação ao pessoal em sala de vacina, responsável pelo atendimento de crianças, adolescentes, adultos e idosos de toda a cidade. “Esta proposta da Coordenação de Imunização e da gestão da saúde é um momento impar para os enfermeiros, pois proporciona um enfoque na troca de experiências, interligado com a educação continuada,” comentou o Responsável Técnico da UBSF Gutierrez.

A Coordenadora da Epidemiologia, Maria Lúcia Hirono, ressaltou a importância dessa ação: “Na realidade, além de ser um momento importante para a Epidemiologia de Araguari, essa Capacitação em Vacinação deverá ter continuidade, para que os profissionais da saúde possam melhorar e desenvolver ações preventivas,” comentou a gestora.

A participante Adriana Lasmar comentou sobre a oportunidade de aprendizagem, quando adquiriu conhecimentos imprescindíveis para serem utilizados no seu dia a dia. “Agradecemos a toda equipe da epidemiologia, cuja gestão tem esse olhar de permitir que os profissionais saiam daqui para serem capacitados e que, retornando, multipliquem os conhecimentos aprendidos. Estou com sensação de renovação, de atualização,” finalizou a Responsável Técnica da UBSF Paraíso II.

FOTO:                Secretaria Municipal de Saúde