Entrevista coletiva é realizada na SAE
No final da tarde desta segunda-feira foi realizada uma coletiva de imprensa na sede da Superintendência de Água e Esgoto – SAE, para esclarecer os problemas que vêm acontecendo no município em relação a falta de água.
As altas temperaturas dos últimos dias e o longo período de estiagem são parte dos motivos da falta de água. O aumento das queimadas em praticamente todo o estado de Minas Gerais tem deixado o ar poluído e muito seco. Com esse calor, o consumo de água tem aumentado.
Araguari cresceu muito nos últimos anos. Novos bairros foram criados, loteamentos, uma população flutuante ativa e que consome mais água. A SAE recebe por mês cerca de 70 pedidos de ligações de água. Isso quer dizer, que mais 70 mil litros de agua deverão entrar nas redes.
O Código Hidrossanitário recomenda aumento da reservação. Uma pessoa gasta em média 200 litros de água/dia. Uma casa com 5 pessoas recomenda-se uma caixa de pelo menos 1000 litros. Em Araguari a maioria dos usuários não possuem reservação. Muitos alegam questões financeiras e acabam sofrendo com o período de seca.
A superintendente da SAE, Cláudia Eliane, explicou o motivo de alguns bairros sofrerem mais que os outros em períodos como esse. “Por se tratarem de bairros mais elevados, a pressão da água chega menor a esses bairros, dificultando o abastecimento ou mesmo no caso de outros locais, onde a pressão também não chega com suficiência para abastecer as caixas suspensas”.
Ela ainda pediu a colaboração da população a respeito do consumo de água. “Precisamos agir com consciência e responsabilidade. Precisamos economizar para não faltar! São atos simples e se cada um de nós fizermos nossa parte iremos conseguir passar por esse período com maior tranquilidade. De acordo com os especialistas somente em novembro há previsão de chuvas”, destacou.
Um Comitê de Enfrentamento foi montado e a equipe já está trabalhando para solucionar as falhas por parte da autarquia. Uma das soluções encontradas é a perfuração de mais poços artesianos para atender o crescimento populacional e habitacional de Araguari.
