ENTENDA A IMPORTÂNCIA DO DISTANCIAMENTO SOCIAL
O distanciamento social é uma das medidas mais importantes e eficazes para reduzir o avanço da pandemia da covid-19. A doença é causada pelo vírus SARS-CoV-2, mais conhecido como o novo coronavírus. A transmissão ocorre de pessoa para pessoa, pelo ar ou por contato pessoal com secreções contaminadas, como: gotículas de saliva, espirro, tosse, catarro, contato pessoal próximo, como toque ou aperto de mão, contato com objetos ou superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos.
Esse vírus tem a capacidade de ser passado de uma pessoa infectada para outra, mesmo que ela não apresente nenhum sintoma. Nesse sentido, apenas a prevenção adequada com o distanciamento social, o uso de máscaras e correta higienização das mãos, pode nos proteger. Quer entender melhor? Acompanhe!
O QUE É O DISTANCIAMENTO SOCIAL, EXATAMENTE?
O distanciamento social abrange diversos tipos de medidas para reduzir a circulação de pessoas em espaços coletivos públicos (ruas e praças) ou privados (shoppings, shows etc.). Dentre as medidas de distanciamento social, podemos citar a necessidade de evitar aglomerações e, assim, podem ser determinados: a paralisação de atividades não essenciais, como fechamento do comércio, com a exceção de serviços essenciais, como supermercados e farmácias; o cancelamento ou adiamento de eventos, como festivais; a paralisação das atividades escolares presenciais; e a adoção do sistema de trabalho remoto. Assim, evita-se a aglomeração, situação muito propícia para a transmissão do vírus.
COMO A POPULAÇÃO PODE CONTRIBUIR PARA O SUCESSO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL?
Com a abertura do comércio, é importante reforçar os cuidados com a saúde. A movimentação de pessoas pode colocar o distanciamento social mais flexível em risco, podendo ser necessário avançarmos para medidas mais rígidas do Minas Consciente. A regra continua sendo a mesma: sair apenas para o que for necessário, como trabalhar ou comprar itens necessários.
Veja, a seguir, algumas atividades que não são compatíveis com o distanciamento social:
aglomerar-se em restaurantes e bares, mesmo que na fila;
sair às compras sem nenhuma necessidade;
ir para a casa dos amigos, de familiares ou reuniões sociais como festas ou encontros.