Encontro da Rede de Proteção Psicossocial acontece em Araguari

Ação conjunta cuidará de questões na saúde mental e na situação de rua

A Prefeitura Municipal de Araguari, por meio da Secretaria do Trabalho e Ação Social e da Secretaria de Saúda, irá promover o encontro da RAPS – Rede de Proteção Psicossocial e da Rede Intersetorial, numa ação conjunta e mútua, com o tema “O cuidar na Saúde Mental e na Situação de Rua”.

O evento será na Policlínica Dr. Oabi Gebrim, e contará com a palestra das Psicólogas Maria Lúcia dos Reis, da Superintendência Regional de Saúde de Uberlândia, e Elaine Bordini, – Coordenadora do “Consultório na Rua”, da Prefeitura Municipal de Uberlândia.

Conforme definição da Secretaria Nacional de Assistência Social, a população em situação de rua se caracteriza por ser um grupo populacional heterogêneo, composto por pessoas com diferentes realidades, mas que têm em comum a condição de pobreza absoluta, vínculos interrompidos ou fragilizados e falta de habitação convencional regular, sendo compelidas a utilizar a rua como espaço de moradia e sustento, por caráter temporário ou de forma permanente.

Diversos são os fatores que levam as pessoas a morarem nas ruas, das quais muitas delas são afetadas por desordens mentais, neurológicas, comportamentais, levando-as a serem incompreendidas, excluídas ou marginalizadas. Entretanto, são cidadãos de pleno direito que não deverão ser excluídos do resto da sociedade, mas apoiados no sentido da sua plena integração na família, na escola, nos locais de trabalho e na comunidade.

Em Araguari, não é diferente. Este momento é o pontapé inicial para abrir horizontes na elaboração de um Plano de Ação que deverá ser executado através de um trabalho em rede com as várias instituições que tenham responsabilidade em cuidar dessas pessoas, instituições essas que se fortalecerão em ação conjunta“, declarou Eunice Mendes, Secretária de Trabalho e Ação Social.

O Prefeito Municipal, sempre atento à necessidade de se viabilizar projetos com a parceria de instituições e comunidade, aprova e incentiva a realização deste encontro da RAPS no município de Araguari: “Entendemos que a gestão pública deve andar de braços dados com as diversas instituições que possuem os mesmos objetivos, tanto quanto a comunidade. Assim também é necessário olhar a pessoa de forma integral, pois entendemos que a atenção tem que ser integrada”, manifestou Marcos Coelho (PMDB).

SAÚDE MENTAL

A saúde mental constrói-se em pequenos gestos. Sabemos que a construção precoce deste equilíbrio emocional e cognitivo, entre o sentir e o pensar, contribuirá para menores riscos na saúde mental do futuro adulto, o qual será mais hábil e mais competente nas batalhas que terá de enfrentar na fase adulta.

É frequente que as circunstâncias da vida, inúmeras, complexas e difíceis de contornar, contribuam para alguns embates e “abanões” na saúde mental, mesmo em idades muito precoces, que a pode enfraquecer. É urgente que nesses embates haja intervenção, haja reparação. É nesse sentido que surgem os serviços de saúde mental, os profissionais de saúde mental que poderão contribuir para essas reparações, num trabalho de equipe com todos os agentes educativos da criança ou jovem em questão. Sim, é possível reparar a saúde mental, repô-la, reconstruí-la, torná-la mais forte desde muito cedo, o que consequentemente evitará adultos em situação de rua.

Estes serviços existem, pois, cada vez mais, a vida tem exigências maiores e mais difíceis; sendo assim, a saúde mental sofre embates mais precoces que merecem uma atenção mais especializada. E este encontro discutirá a situação no município com debates que possibilitará esclarecer e promover uma ação conjunta entre o Poder Público e a sociedade a fim de elaborar estratégias buscando soluções para o cidadão araguarino que esteja nesta situação.