Encontro Cristão contra as Drogas e pela Paz é realizado em frente ao Palácio dos Ferroviários
A prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Políticas sobre Drogas, em parceria com várias Igrejas e bandas Cristãs do município, realizou no sábado dia 08 a 6ª edição do Encontro Cristão Contra as Drogas e pela Paz, na porta do Palácio dos Ferroviários.
O dia 26 de junho é o “Dia Mundial de Combate às Drogas”, no entanto, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas, que já realiza ações efetivas durante todo o ano, marca o calendário de junho com várias ações com enfoque no combate e na prevenção ao uso de SPA- Substâncias Psicoativas, com intuito de valorizar atitudes que promovam a paz e minimizem os problemas decorrentes do uso/abuso e comercialização de álcool, fumo e entorpecentes.
Preocupada em minimizar as consequências do uso e abuso do álcool e outras drogas, mas, mais do que isso, preocupada principalmente em promover uma prevenção eficaz que permita que nossas crianças e adolescentes não tenham o primeiro contato com as drogas, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas promove o “Junho Branco”, mês de combate e prevenção ao uso e abuso de Drogas.
Pesquisas recentes confirmam que a prevenção ao uso de álcool e outras drogas não se faz sozinha, que é necessário o trabalho conjunto das instituições de base na formação da criança e do adolescente. Pesquisas de renomadas instituições como Harvard e Royal College of Psychiatrists já constataram que a fé é um fator preponderante, quiçá fundamental, para a recuperação dos pacientes. A religião não apenas promove a abstinência do consumo de drogas, mas oferece recursos sociais de reestruturação: nova rede de amizades, ocupação do tempo livre em trabalhos voluntários, atendimento "psicológico" individualizado, valorização das potencialidades individuais, coesão do grupo, apoio incondicional dos líderes religiosos, sem julgamentos e, em especial entre evangélicos, a formação de uma "nova família".
Diante dessa realidade e acreditando na força das parcerias, o Encontro Cristão Contra as Drogas e pela Paz foi realizado com a participação de 15 igrejas (católicas e evangélicas) e duas bandas cristãs. O evento contou com louvores, teatros, danças e uma praça de alimentação. Algumas igrejas montaram barraquinhas com lanches deliciosos e a verba revertida para a própria instituição. Comidas típicas, doces, macarrão, pastel, sanduíches, cachorro-quente, caldos, galinhada e batata frita fizeram parte do cardápio.
Participaram do evento: Associação Casa de Davi, Banda Cota Acústico, Banda Dias de Paz, Comunidade Evangélica Sara Nossa Terra, Comunidade Internacional El Betel, EJC – Paróquia São Judas Tadeu, Igreja ágape, Igreja El Shadday, Igreja Evangelho Quadrangular Central, Igreja Fonte da Vida, Igreja Fonte de Avivamento, Igreja Luz Para os Povos, Igreja Manancial do Amor, Igreja Missionária Frutificai, Igreja Presbiteriana Ebenézer.
“Nos últimos vinte anos o consumo de drogas, principalmente o de bebidas alcoólicas, vem aumentando no Brasil. O mesmo tem acontecido com o uso de maconha, cocaína e crack. É muito importante observar que o uso de drogas está associado a um número muito grande de problemas, principalmente violência, acidentes e AIDS. Infelizmente esses problemas refletem nas famílias. Precisamos unir forças para mudarmos esse cenário. A união igreja, família e poder público pode e deve fazer a diferença.” Afirmou o Secretário de políticas Sobre Drogas Ailton Oliveira Souza.
“A noite de muita fé e animação reuniu público de diversas igrejas, passando pelo encontro mais de 500 pessoas unidas no objetivo de dizer ‘não’ às drogas e professar a paz. Vamos trabalhar sempre em parceria para que possamos vencer esse mal que aflige nosso município”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.
FOTO: Secretaria de Política sobre Drogas