Educação de Araguari em Movimento

Nesta terça-feira (13), a Prefeitura de Araguari através da secretaria de Educação por meio do departamento de Educação Ambiental Gira Sol, em parceria com a Riso Flora e Usina Hidroelétrica de Miranda, promoveram a visitação na unidade, de alunos do 9º ano do Centro Educacional Municipal José Inácio. Os alunos foram acompanhados pela equipe do Gira Sol, motoristas e departamento de Comunicação/SME, juntamente com os Sargentos Silvan e Márcio Eduardo do Batalhão de Meio Ambiente da PMMG.
Os alunos foram recepcionados na usina por Julia Cardoso de Souza, técnica ambiental e por Anna karolina Bicalho, estagiária, ambas profissionais da Riso Flora (terceirizada da ENGIE - empresa responsável por gerar a energia na Usina de Miranda), que desenvolvem o Programa de Visitas da Usina Hidrelétrica Miranda e buscam contribuir de forma efetiva para o progresso social.
A visita traz vivências significativas para os alunos, buscando despertar neles a curiosidade quanto á transformação de energia e o impacto ambiental gerado por uma hidroelétrica, identificando os pontos positivos e negativos da construção de uma usina hidrelétrica.
A Usina Hidrelétrica Miranda, está localizada no rio Araguari, município de Indianópolis (MG), possui um reservatório de acumulação de 50,61 km². Teve sua operação iniciada em 1998, e foi incorporada ao parque gerador da ENGIE em 2017, em leilão do Governo Federal, juntamente com a Usina Hidrelétrica de Jaguara.
A concessão da Usina Hidrelétrica Miranda tem validade até 2047, e representa uma conquista importante da ENGIE no Brasil, ampliando sua atuação na Região Sudeste do país. Possui capacidade instalada de 408 MW, contando com três unidades geradoras, com turbinas verticais tipo Francis, de 136 MW cada, e 198,2 MW médios de garantia física para comercialização. Em 2018, passou a ser operada remotamente a partir do Centro de Operação da Geração (COG), localizado na sede da ENGIE, em Florianópolis (SC).