Educação de Araguari em Movimento: Alfabetização de alunos surdos

A prefeitura de Araguari, através da secretaria de Educação, no CEM Ten. Cel. Vilagran Cabrita, promove a alfabetização dos alunos surdos na sala de metodologia bilingue para surdos, sendo o Marcos Vinícius Guimaraes Ferreira, o instrutor de libras que desenvolve as atividades. Nesta atividade com o aluno Miguel do 5º ano, o instrutor utiliza-se da mesa de alfabetização digital, que promove o desenvolvimento da alfabetização de alunos surdos, por meio do conhecimento das letras, identificação de imagens e escrita dos nomes, além de praticar os sinais em Libras. Através do uso da tecnologia digital e da língua de sinais, essa metodologia busca proporcionar uma experiência de aprendizado envolvente, inclusiva e acessível, que permita aos alunos surdos explorar e dominar as habilidades essenciais da leitura, escrita e comunicação em sua própria língua. Todo trabalho desenvolvido na sala de metodologia bilingue para surdos é acompanhado e orientado pelo NAI-Núcleo de Apoio à Inclusão, sob direção de Edinamar Ferreira Reis.