Doceiras Artesanais de Araguari recebem treinamento para produção de qualidade de seus produtos
A Prefeitura Municipal em parceria com o SENAR – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e Sindicato Rural, realizou no período de 16 a 20 de setembro, um curso de aproveitamento e processamento de frutas para a fabricação de doces cristalizados, doces em calda, geleias e compota. O módulo que aliou a prática com a teoria, foi gratuito para as doceiras. O curso teve carga horária de 40 horas e aconteceu no Centro de Convivência de Araguari (CEDEC).
No decorrer das aulas ministradas pela instrutora do Senar – Márcia Maria Ferreira, as alunas aprenderam técnicas de manipulação, conservação, higienização e cristalização e durante o cursos experimentaram técnicas, na pratica de produção de doces cristalizados de casca de laranja e limão, compotas de abóbora, mamão e abacaxi e também geleias.
Além de despertar habilidades e aprimorar potencialidades das mulheres participantes, o curso ofereceu condições para que as interessadas possam trabalhar com as frutas, preservando o alimento processado por mais tempo e trazendo alternativas para a produção artesanal dos doces, bem como possível comercialização e um complemento da renda familiar.
Durante o curso as participantes receberam todo material e na tarde de encerramento, realizada na última sexta-feira, 20, receberam o certificado de conclusão do curso.
Na oportunidade a Secretária do Trabalho e Ação Social enalteceu a importância do curso e a participação e disposição de mulheres ao aprendizado.
“Parabéns a todas que aqui estiveram dispostas a aprender e empreender com esta capacitação. Sabemos que o período é de crise e esta é uma oportunidade para através da doçura auxiliar no sustento da família por meio do mercado que não para de crescer, o da gastronomia destacou Eunice Maria Mendes
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar atende milhares de brasileiros, todos os anos, promovendo cursos e capacitações para desenvolver competências profissionais e sociais contribuindo para sua profissionalização, sua integração na sociedade, melhoria da sua qualidade de vida e para o pleno exercício da cidadania.
“Ao oferecer o curso a Prefeitura de Araguari teve como objetivo, capacitar as participantes para prepararem doces, conservas, compotas de frutas regionais e comerciais, visando o aproveitamento da produção da agricultura familiar, agregação de valor e comercialização do produto. É uma forma de garantirmos que os produtores que fazem parte da agricultura familiar em Araguari possam conquistar novas fontes de renda”, finalizou o Prefeito Marcos Coelho.
FOTO: Secretaria de Trabalho e Ação Social