Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC acompanha visita técnica dos alunos do IMEPAC à Capela do Fundão

A Divisão de Patrimônio Histórico da FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura de Araguari, autarquia pertencente à Prefeitura Municipal de Araguari, acompanhou no último domingo (24) os alunos do 4º período de Engenharia Civil do IMEPAC – Instituto Máster de Ensino Presidente Antônio Carlos, em uma visita técnica na Capela do Fundão.

 

Os alunos foram até a localidade para conhecerem o conjunto arquitetônico com a finalidade de desenvolver um projeto de restauro para a capela, cruzeiro, barracão, casa de moradia e coreto, através da disciplina Projeto Integrador, ministrada pelo professor Lucas Francisco Martins.

 

A visita foi guiada pela técnica da Divisão do Patrimônio Histórico, Consuelo Montes, e pelo pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, Padre Vladimir de Souza Silva.

 

“A Capela do Fundão e todo o seu conjunto arquitetônico se encontra abandonado há muito tempo, e agora juntamente com o IMEPAC e os alunos do Curso de Engenharia Civil, iremos desenvolver um projeto de restauro e revitalização para a localidade, que além do seu significado religioso, possui um grande significado histórico na formação de nossa cidade”, explicou Rafael Guedes – Presidente da FAEC.

 

“Com o restauro e revitalização de todo o conjunto da Capela do Fundão, nossa Paróquia irá utilizar o local como um espaço para retiros, encontros religiosos, para orações e sobre tudo para que as comunidades tanto do Fundão quanto do Capim Branco possam voltar a ter os ritos sagrados realizados na localidade. A história da fé dos moradores do fundão em São Sebastião é reconhecida e precisa ser preservada”, destacou o Padre Vladimir.

 

*Capela do Fundão*

 

A Capela de São Sebastião foi construída em meados da década de 1930. O Fundão é a região onde, conforme informações históricas se deu início da cidade de Araguari e é rica em terras para pastagens e agricultura.

 

Nas reuniões da comunidade em volta do Cruzeiro para rezar o terço, surgiu à ideia de usar o dinheiro das prendas para se construir uma capela em louvor a São Sebastião sob a supervisão de Sr. João Português, entusiasmados com a ideia, toda a comunidade uniu forças e faziam mutirão para buscarem os tijolos ganhos nas olarias da região.

 

A construção da capela deve-se ao fato da comunidade do Fundão ser muito unida. O terreno para a construção, medindo 40.130, foi doado por Franklim Esteves dos Santos e sua mulher Dona Ozória Alzira dos Santos em 1934.

 

Já com a capela construída em louvor a São Sebastião, as festas passaram a ser mais animadas e a população começou a aumentar na região.

Em 1966, Sebastião Faria e sua esposa Alda Montes Faria, doaram um terreno medindo 2.365.50 m², confrontando com o antes doado para ampliação da Capela São Sebastião.

 

A Capela do Fundão representa um marco cultural da cidade de Araguari, onde através da religiosidade, dos costumes, das crenças populares da continuidade a toda uma forma de vida, mantendo viva a história da formação de toda região, preservando a cultura e o local das cerimônias.

 

FOTO: FAEC- FUNDAÇÃO ARAGUARINA DE EDUCAÇÃO E CULTURA