Dia Nacional de Combate ao Fumo é tema de ação no município
A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria Municipal de Políticas sobre Drogas, realizou na manhã dessa sexta-feira uma ação alusiva ao “Dia Nacional de Combate ao Fumo”. A pasta promoveu na Avenida Cel. Teodolino Pereira de Araújo uma blitz educativa para conscientização dos condutores sobre os malefícios do tabaco.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo, comemorado em 29 de agosto, tem como objetivo reforçar as ações nacionais de sensibilização e mobilização da população para os danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco. Criado em 1986 pela Lei Federal 7.488, a data inaugura a normatização voltada para o controle do tabagismo como problema de saúde coletiva.
A população fumante no Brasil vem decrescendo desde 2008, no entanto, de acordo com relatórios do INCA (Instituto Nacional de Câncer) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), restam 21 milhões de fumantes no país. De acordo com estatísticas da OMS (Organização Mundial da Saúde) metade dos fumantes irá morrer por alguma doença relacionada ao tabaco. Mais de 70 enfermidades são relacionadas ao seu uso, entre elas estão: infarto, derrame, tuberculose, diabetes, catarata, artrite, desordens do sistema imunológico, problemas reprodutivos em homens e mulheres, além de diversos tipos de câncer.
Durante a blitz educativa, funcionários da Secretaria de Políticas Sobre Drogas alertaram aos motoristas que o fumo também é uma droga e que trás inúmeros malefícios ao fumante e aos que convivem passivamente com ele. “É preciso conscientizar a população que o tabagismo é a principal causa de morte evitável no planeta, sendo considerado, portanto, um problema de saúde pública. Quando fazemos esse tipo de abordagem nas ruas atingimos todos os tipos de público, promovendo uma conscientização maior da população.” – afirmou Ailton Oliveira Souza, Secretário de Políticas Sobre Drogas.
FOTO: Secretaria de Política sobre Drogas