Dia Nacional da Mulher Negra e internacional da Mulher Negra Latino- Americana e Caribenha

Por meio da Superintendência de Promoção de Igualdade Racial - SUPIR, a Prefeitura Municipal de Araguari tem buscado instuemtalizar o combate ao Racismo, e hoje tem em seu quadro gestor Mulheres Negras que , de fato, representam essa luta. Em 25 de julho de 1992 , em Santo Domingo, na República Dominicana, foi realizado o 1º encontro de Mulheres Negras Latino-Americanas e Caribenhas. O evento trouxe a proposta de união entre essas mulheres, objetivando criar mecanismos para denunciar o racismo e machismo enfrentados por mulheres negras, em todo o mundo. O ato levou a Organização das Nações Unidas- ONU a reconhecer o dia 25 de julho como sendo o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. No Brasil, a mesma data é celebrada como o Dia Nacional da Mulher Negra, em memória à luta de Tereza de Benguela, dando visibilidade ao protagonismo histórico das mulheres negras na construção nacional. Tereza de Benguela. Tereza foi a grande líder do Quilombo Quariterê, no Mato Grosso, e por duas décadas ela comandou a resistência ao escravismo, tornando o Quilombo um importante ponto de articulação política e econômica para aquela comunidade negra.