Dia “D” Nacional de vacinação contra a influenza (gripe) acontecerá neste sábado em Araguari
Sábado, 4 de maio, a Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Saúde, realizará o Dia “D” da campanha nacional de vacinação contra a influenza (gripe), que acontecerá em todo o país.
As equipes das Unidades de Saúde de Araguari, como também de Piracaíba, Contenda e Amanhece, estarão preparadas para vacinar todo o grupo prioritário. Além de todas as unidades de saúde, a vacina também estará disponível no CEAAMI - Centro de Atendimento e Acompanhamento Materno Infantil, que fica localizado na Policlínica no endereço, Avenida Batalhão Mauá nº 1336 – Santa Helena, durante todo o dia das 08h às 16:00h. Lembrando que é obrigatório levar o cartão de vacinação.
São prioridades para o recebimento da vacina, idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, mulheres em período pós-parto (até 45 dias após o parto), presidiários e funcionários do sistema prisional. Além de portadores de doenças crônicas com comorbidades.
“Pedimos a todas as pessoas que fazem parte do grupo prioritário e que ainda não se vacinaram que aproveitem o sábado de mobilização e procurem a unidade de saúde mais próxima de sua residência, munidos do cartão de vacinação. A vacina é trivalente, conforme recomendação da Organização Mundial de Saúde. Ela imunizará a população contra a gripe, a H1N1, a influenza – A (H3N2) e B”, lembrou a Coordenadora de Epidemiologia, Natália .
O Secretário de Saúde enfatizou que as vacinações no Dia D terá início pontualmente às 08h e terminará às 16:00h, “É muito importante que todos que são do grupo prioritário se vacinem. Prevenir é o melhor remédio. Também aconselho que mantenham as mãos sempre higienizadas, uma alimentação saudável, uma boa hidratação e evitem contato com pessoas que estejam gripadas”, aconselhou Guilherme Afonso.
O Prefeito Marcos Coelho reforçou o convite feito à população: ”Sabemos que a cada ano que passa, o vírus sofre mutações se tornando cada vez mais forte. Por isso é de suma importância que as pessoas se vacinem. A vacinação é a forma mais eficaz para a prevenção da gripe e suas complicações”, finalizou.
Foto: Secretaria de Gabinete