Dia “D” de ações do Novembro Azul bate recorde em atendimentos

A Prefeitura Municipal de Araguari, através da Secretaria de Saúde, promoveu durante o mês de Novembro ações de prevenção ao câncer de próstata, alusivas à Campanha “Novembro Azul”.

A Coordenadora da Policlínica, Elzimeira Fernanda de Oliveira, destacou que as ações foram um sucesso e alcançaram grande parcela masculina da população araguarina.

No último dia 25 de novembro, o dia “D” da Campanha, várias ações foram realizadas na Policlínica. Das 08h às 16h, entregamos as guias para os exames de PSA (Antígeno Prostático Específico), HIV, Sífilis, Hepatite B e C. Na ocasião, os pacientes foram orientados a comparecerem aos laboratórios indicados para marcarem a coleta dos materiais. Atendemos em torno de 600 homens, um número recorde de atendimentos em um dia com uma temática tão importante”, destacou Elzimeira.

Os exames de PSA são indicados para homens a partir dos 45 anos com algum fator de risco. A partir dos 50 anos, o exame é indicado para todos os homens, independente se há algum fator de risco iminente,” ressaltou também Elzimeira.

O Secretário de Saúde comentou que as ações foram focadas na prevenção do câncer de próstata, porém foram oferecidos outros exames para rastreamento de outros tipos de enfermidades.

Tivemos como objetivo nesta campanha Novembro Azul conscientizar toda nossa população masculina que o melhor remédio é a prevenção. Disponibilizamos vários tipos de exames. Nosso objetivo foi criar a consciência coletiva para a necessidade do autocuidado com a própria saúde,“ destacou Dr. João Batista Arantes.

As ações do Novembro Azul foram muito além da questão da prevenção e do diagnóstico do câncer de próstata. Queremos despertar no público masculino o interesse em se cuidar de forma geral, por isso nossas ações visaram a saúde integral do homem, que podem continuar a procurar a Atenção Primária para a realização de exames”, frisou o Prefeito de Araguari, Marcos Coelho de Carvalho (PMDB).

FOTO:       ASCOM – Secretaria Municipal de Gabinete