Desafios e inovações para a Secretaria de Políticas Sobre Drogas

“A Secretaria de Políticas Sobre Drogas, devido sua recente criação, não possui um quadro de funcionários concursados para a pasta, trazendo outro grande estímulo para a atual gestão: formar uma equipe de profissionais técnicos competentes para prestar da melhor forma os serviços à comunidade araguarina”, declarou o secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira de Souza, também conhecido como Aladim.

Dentre os desafios encontrados, a questão da frota de veículos, que se encontrava sucateada, foi a primeira ação administrativa do Secretário. “Já iniciamos nossas atividades concentrando esforços para que fossem realizados todos os consertos necessários nos automóveis para que o serviço à comunidade seja prestado com segurança. Estamos também realizando gestão junto aos órgãos competentes para que os veículos cedidos como fiel depositário possam continuar no município, e que outros da mesma natureza possam vir agregar”, destacou Aladim.

Um planejamento especial foi feito para ser desenvolvido durante o ano de 2017, de forma a assegurar que os projetos atinjam todas as classes sociais e faixas etárias da população araguarina, garantindo que informações qualificadas sobre o uso e abuso de álcool e outras drogas cheguem a todos.

Prevenção

A Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas ressalta que a família, a escola e a igreja são os estruturadores básicos da identidade da criança e do adolescente, sendo locais ideais para ações preventivas.

Dos problemas que afligem pais, profissionais das escolas e lideranças religiosas, o uso e abuso de drogas é com certeza o que mais assusta. Sendo assim, é inegável que estes sejam espaços privilegiados para o tratamento do assunto, pois o discernimento no uso de drogas está diretamente relacionado à formação e às vivências afetivas e sociais de crianças e jovens.

“Parcerias importantes serão firmadas para a continuidade dos projetos já existentes e para implementação de outros novos, entre elas: Secretarias Municipais, Escolas públicas e privadas, Empresas, Polícia Militar, Igrejas, Associações de Bairros, Comunidades Terapêuticas e Ministério Público”, destacou Aladim.

A Parceria com a ICASU – Instituição Cristã de Assistência Social de Uberlândia, através do Programa Jovem Aprendiz, será mantida e a Secretaria empreenderá esforços para que a Instituição também possa receber subvenção social a fim de realizar um trabalho de maior excelência no município, oferecendo formação profissional aos jovens, integrando-os depois no mercado de trabalho.

“Um dos objetivos da nova gestão é acolher todos os Dependentes Químicos que estão na rua e encaminhá-los para o tratamento apropriado. Esse acolhimento será realizado através do Projeto Abordagem de Rua”, afirmou o Secretário.

Em relação ao cuidado com o Dependente Químico e sua reinserção social, a Secretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas continuará oferecendo apoio às comunidades terapêuticas do município, a saber: El Shaday, Ser Livre e Pró-Vida.

Drogas e sociedade

O problema das drogas não envolve somente as classes menos favorecidas financeiramente. Há uma camuflagem social que oculta o problema dos jovens de classes A e B. Estes, quando com problemas, procuram se distanciar dos meios de resolução comum, como ida aos hospitais, internação em clínicas, dentre outros, já que há um receio de que a imagem social da família, construída na cidade e na sociedade, seja manchada.

Esse cenário, permeado por situações de grande complexidade, demonstra cada vez mais a importância da prevenção e combate às drogas para a manutenção da ordem social. As políticas públicas relacionadas a essa ação têm se intensificado nos últimos anos e as instituições que estão diretamente e indiretamente ligadas ao problema se preparam para uma melhor resposta às diversas situações relacionadas às drogas na cidade de Araguari.

“Temos como compromisso social com cada cidadão araguarino a luta constante contra as drogas através da prevenção, do cuidado e da reinserção social dos Dependentes Químicos, e não iremos medir esforços para que isso aconteça”, finalizou o Secretário.

FOTOS: Secretaria Municipal de Política sobre Drogas