Departamento de Vigilância Sanitária reúne com Técnicos em Alimentos

Aconteceu na última quinta-feira, 1º de março, na Secretaria Municipal de Saúde a reunião do Departamento de Vigilância Sanitária com osResponsáveis Técnicos em Alimentos. O propósito deste encontro foi fortalecer o vínculo entre a Vigilância Sanitária e Técnicos. Esclarecendo as atribuiçõesda Vigilância, e as responsabilidades dos dirigentes das empresas, para que estas estejam de acordo com a legislação sanitária e adequadas as condições higiênicas, a fim de que o processo de liberação do Alvará Sanitário seja mais rápido.

A Vigilância Sanitária tem função destinada à proteção e promoção da saúde, para que esta não seja exposta a riscos. Ainda neste segmento, cuida da área de alimentos e tem a responsabilidade de eliminar as causas dos efeitos nocivos, em razão de alguma distorção sanitária na produção ou circulação dos produtos alimentícios.

De acordo com a coordenadora Emiliane Veloso de Almeida Borges o intuito de reunir os profissionais Responsáveis Técnicos da área de alimentos foi para facilitar as ações de Vigilância Sanitária junto aos estabelecimentos a serem fiscalizados no município. A Vigilância Sanitária é um órgão que além de fiscalizar também se preocupa em orientar e educar as empresas quanto às condições higiênico sanitárias e por este motivo entendo que devemos ser parceiros. A reunião pôde esclarecer a estes profissionais a maneira como este órgão atua perante seus serviços prestados.

Para o Secretário de Saúde, Rafael Scalia Guedes, esta iniciativa foi muito importante, pois, a comunicação entre a Vigilância Sanitária e os estabelecimentos sujeitos à sua fiscalização, tem o objetivo de resguardar o maior interesse sanitário, que é a saúde do consumidor“Deve haver parceria entre Vigilância Sanitária e os estabelecimentos. Essa parceria é uma conquista não para a Prefeitura, mas sim, para a Saúde da população Araguarina,”ressaltou o secretário.

A Vigilância Sanitária acredita que, trabalhando dessa forma, o processo para obtenção do alvará se torna mais ágil e as fiscalizações detectam o mínimo de irregularidades sanitárias, garantindo a inclusão social e uma condição de cidadãos que se preocupam com a proteção da vida.

FOTO:  SECRETARIA DE SAÚDE