Departamento de Atenção Primária intensifica vacinação contra Influenza nos bairros com menor índice de imunizados

Com a Campanha de Vacinação contra a Gripe Influenza chegando à reta final, a Secretaria Municipal de Saúde, através da equipe de Atenção Primária está intensificando as ações na busca ativa por pessoas que ainda não receberam a vacina. Para otimizar a cobertura vacinal, que como a nacional encontra-se abaixo da meta indicada pelo Ministério da Saúde, a equipe realizou no último sábado(25), um monitoramento rápido de cobertura vacinal para as faixas etárias recomendadas e grupos de risco.  Este monitoramento continuará no próximo sábado (01) e será realizado de casa em casa, com equipes de Enfermeiros e Agentes Comunitários de Saúde, que farão além da vacinação, orientações de prevenção contra a Influenza. O monitoramento do próximo sábado será nos bairros Portal dos Ipês I e II e Bela Suíça I, II e III.

 

Campanha de Vacinação contra a Influenza em Araguari

 

Em Araguari o índice de imunizados até o dia 30 de maio está em 70%, sendo que a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90%. O público alvo para vacinação contra Influenza no Município é de aproximadamente 34 mil pessoas. Segundo dados do Departamento de Epidemiologia faltam em torno de 23 mil pessoas para serem imunizadas.  Os grupos de gestantes e crianças são os que possuem menor índice de imunizados.

 

A vacinação é nacional e tem como público-alvo  idosos a partir de 60 anos, crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias), trabalhadores da saúde, professores das redes pública e privada, gestantes, mulheres em período pós-parto (até 45 dias após o parto), presidiários e funcionários do sistema prisional. Além de portadores de doenças crônicas com comorbidades. A Campanha Nacional encerra nessa sexta-feira (31), após o encerramento para os grupos prioritários, o Ministério da Saúde determinou que a vacina seja disponibilizada a toda população. 

 

O Secretário de Saúde, Guilherme Afonso falou da campanha. “Os profissionais de Saúde estão preparados para vacinar todos os pacientes. A equipe de Atenção Primária está realizando estes monitoramentos de casa em casa para informar a população sobre a vacina e os riscos de não se imunizar. Por isso recomendamos aos pacientes que procurem as unidades de saúde ou que recebam os agentes de saúde em casa para se vacinar”, disse.

 

“É necessário que as pessoas procurem as unidades e saúde para se vacinar. Não podemos correr o risco de uma epidemia. Mas isso só será possível com a colaboração dos cidadãos. Não deixem de se vacinar, é fundamental para a saúde dos pacientes e do Município”, ressaltou o Prefeito Marcos Coelho.

 

FOTOS: SEC. SAÚDE