DEFESA CIVIL MUNICIPAL ESTABELECE 2 NUPDECs

A Defesa Civil Municipal de Araguari, estabeleceu (02) dois novos apoios para os moradores dos distritos de Amanhece e Piracaiba.  Foram instalados nestes distritos as NUPDECs (Núcleo de Proteção e Defesa Civil), e agora estas comunidades poderão receber apoio e orientações em situações de calamidades ou desastres da Defesa Civil.  NUPDECs é o elo mais importante do Sistema Nacional de Defesa Civil; Ele é formado por cidadãos de cada comunidade que, através do trabalho voluntário e solidário, contribuem nas ações preventivas em áreas de risco, além de orientar e prestar socorro mais imediato nas situações de calamidades e emergência. Por exemplo, pessoas que tiveram suas residências afetadas por chuvas, granizos ou ventos com danos, grandes desastres com vítimas, pessoas e animais desabrigados ou isolados por inundações, alagamentos ou enxurradas, no caso de perceberem rachaduras, trincas e fissuras em suas moradias, deformações, recalques, em estruturas (lajes, muros, vigas, pilares e paredes) entre outros. Em todos estes casos que necessitarem de apoio da Defesa Civil, as vítimas devem procurar nestes distritos o representante da Defesa Civil Municipal, que indicará o que deverá ser feito, até a chegada dos Órgãos Públicos Municipais. Os voluntários nas NUPDECs deverão dar o primeiro apoio e orientações necessárias, podendo inclusive interromper ou desviar trânsito, isolar locais com risco iminente de queda ou escorregamento de encostas, informando a Defesa Civil Municipal, que acionará os órgãos competentes para o restabelecimento e reconstrução nos casos necessários.