Defesa Civil de Araguari discutiu medidas que podem ser colocadas em prática, em caso de chuvas fortes no município
Após o estado de alerta emitido pelo Governo do Estado de Minas Gerais, o qual indica que chuvas fortes podem atingir o estado até a madrugada da próxima segunda-feira (27), a Defesa Civil de Araguari se reuniu para tomar algumas medidas para serem colocadas em prática, caso uma chuva mais forte e duradoura venha atingir o município hoje e nos próximos dias.
A reunião foi realizada na manhã de hoje (24), na sede do 53º Batalhão de Polícia Militar, contando com a presença do Secretário de Serviços Urbanos e Coordenador da Defesa Civil, Cândido Arruda, acompanhado de outro membro do órgão, Mauro Rodrigues, Major Charles Tielmann, Subcomandante do 53º Batalhão de Polícia Militar, os Tenentes: Thiago Duarte (Força Tática), Flávio Alves (Assessoria de Comunicação do 53º BPM) e Ésio Oliveira, Subcomandante da 2ª Companhia de Bombeiros e o 1º Sargento BM, Júlio César.
Os representantes apontaram os locais que possam oferecer mais riscos, dentre eles: confluência da Avenida Teodolino Pereira de Araújo com Minas Gerais e Bahia; Ruas Um e Dois (Residencial Madri); Bolsão do Bairro Independência; Rua Ponte Terra (Jockey Clube); toda extensão da Avenida Teodolino Pereira e confluência da Rua Abolição com Avenida das Codornas e Mauá (Bosque).
No encontro ficou definido o que cada órgão fará em caso de incidência de chuva forte. A Polícia Militar ficará responsável em posicionar as viaturas de serviço nos locais críticos, orientando os motoristas e não permitindo que os mesmos tentem atravessar pontos alagados. Os policiais também atuaram na orientação de pedestres para que os mesmos não caminhem por locais represados e que não se enxerga o fundo da água.
“Esses pontos alagados podem conter buracos formados no asfalto ou mesmo nas calçadas alagadas, podendo provocar lesões nas pessoas ou até ocorrer sucção caso tenha algum bueiro aberto. Então é necessário que os motoristas e transeuntes sigam as orientações dos policiais, que estarão posicionados para ajudar a comunidade no que for preciso”, destacou o Tenente Flávio Alves.
O Tenente dos Bombeiros, Ésio Oliveira lembrou a importância dos moradores estarem atentos quanto a água dentro de casa. “Os moradores precisam prestar atenção, se há perceber a água invadindo os cômodos da casa é importante que o proprietário desligue o padrão e suspenda a energia. Já que geladeiras, "freezers" e máquinas de lavar roupas podem ficam com motores submersos a água e isso, causar choques e até eletrocutar uma pessoa que esteja na casa naquele momento”, orientou o Tenente.
Ésio fez ainda uma alerta sobre ficar sob árvores de grandes árvores durante chuvas e temporais. “Em caso de rajadas de vendo ou mesmo raios, a pessoa nunca deve se abrigar debaixo de árvores. O mesmo cuidado serve para propriedades que tenha grandes árvores na porta ou mesmo nos quintais de suas residências. É preciso se abrigar longe do alcance de galhos e troncos caso a árvore venha cair”, destacou.
Mauro Rodrigues citou a importância da população seguir as instruções. “Estamos diante de um alerta emitido pelo Governo do Estado. Pode ser que essas chuvas nem atinjam a cidade de Araguari, mas, cabe a nós como integrantes da Defesa Civil buscar mecanismos que possam auxiliar a comunidade em caso de extrema necessidade. A Prefeitura Municipal tem secretarias preparadas que podem ajudar a população. Estamos hoje reunidos com os órgãos que fazem parte da Defesa Civil para estreitarmos os contatos e buscar aprimorar nossos trabalhos em caso de necessidade”, destacou Mauro.
O Coordenador da Defesa Civil, Cândido Arruda falou sobre o encontro. “Foi muito proveitoso. Colocamos na mesa as demandas, os riscos e a divisão de responsabilidades em caso de eventual emergência para socorro de pessoas e outros trabalhos que são necessários caso essa chuva atinja Araguari. Contamos com a participação da imprensa, que de forma rápida atendeu nosso chamado, já que é o maior meio de atingir a população de forma mais rápida, com informações precisas e verdadeiras. A Defesa Civil de Araguari está preparada para atuar em qualquer que seja a necessidade para auxiliar a população no quer for preciso. Para isso estamos aqui”, disse Candinho.
ALERTA
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) mantém para até segunda-feira (27), os alertas distintos de chuvas intensas no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.
Ainda de acordo com o instituto, as cidades de Uberlândia, Uberaba, Araguari, Ituiutaba e Araxá têm perigo potencial para chuvas fortes. A região pode registrar precipitações com mais de 80 milímetros. Os ventos podem chegar a 60 km/h e o risco de corte de energia elétrica, queda de árvores, alagamentos e descargas elétricas também podem ocorrer.
FOTO: ASCOM – Secretaria de Gabinete