Decoração natalina de Araguari contará com novidades em 2018.

Após dois anos sem decoração natalina, Araguari contará com uma novidade no ano de 2018.  Parte dos enfeites de Natal foram confeccionados com garrafas PETs (politereftalato de etileno) e estarão dispostos nos principais pontos da cidade, proporcionando aos cofres públicos uma grande economia.  Os ornamentos de garrafas recicláveis, que tem custo quase zero, se juntarão a tradicional decoração orçada em R$120.000,00, valor bem inferior aos anos dos anos anteriores.

Árvores de Natal, Papai Noel, Velas, Anjos, Bolas, Caixa de presentes, são exemplos de alguns dos enfeites que foram confeccionados totalmente com garrafas PETs. Esses e outros artefatos trarão um toque especial, inspirando nos araguarinos e visitantes o “Espírito de Natal”, o que deverá impulsionar o comércio no final de ano.

O Projeto Reciclável “Natal Feliz” surgiu com a finalidade de propor aos dependentes químicos, internos das comunidades terapêuticas do município, uma oportunidade de capacitação profissional e uma possível reinserção social após o período de tratamento.  No ano de 2018, numa parceria com a Secretaria de Políticas Sobre Drogas e com o apoio das Secretarias de Obras e de Educação, os internos da Associação Casa de Davi desenvolveram diversos adornos, todos com garrafas PETs.

Outra vantagem da implantação do Projeto se diz respeito ao cuidado com a natureza; crianças de escolas municipais e estaduais participaram da campanha de arrecadação de PETs, retirando do meio ambiente milhares de garrafas que, apenas descartadas, se tornariam lixo e poluição.

Na sexta- feira, 30 de novembro, mais um passo foi dado para que a ornamentação se torne ainda mais bonita. A Empresa REMO fez a doação para a Casa de Davi de toda a iluminação que acompanhará a decoração reciclável feita pelos internos e que deverá ser inaugurada ainda essa semana.

De acordo com o Secretário de Políticas Sobre Drogas, Ailton Oliveira Sousa, “É um projeto audacioso, começou discreto esse ano com a intenção de beneficiar apenas alguns pontos da cidade e tem tudo para crescer muito. Para 2019 espera-se que haja envolvimento também das comunidades terapêuticas com seus internos, para que a maior parte da decoração da cidade seja feita com garrafas recicláveis, trazendo economia e beleza para a cidade, dignidade para os dependentes químicos em recuperação e alívio para o meio ambiente.”

O Prefeito Marcos Coelho de Carvalho também vê com bons olhos o Projeto. “Os municípios mineiros estão passando por um momento crítico no que se diz respeito à economia, todo projeto que vem para auxiliar na redução de despesas é bem vindo. Esse projeto ainda trata da questão ambiental, preocupação mundial, e também do cuidado com os ex -dependentes químicos. A cidade só tem a ganhar.”

 

 

FOTO: SECRETARIA DE POLÍTICAS SOBRE DROGAS