Dança das Águas é realizada em Araguari

Seguindo as comemorações da Semana Nacional da Água, a Secretaria de Educação realizou mais um evento que encantou os presentes

A Prefeitura de Araguari, através da Secretaria de Educação com o Projeto de Educação Ambiental Gira Sol e o Ministério Público do Estado de Minas Gerais - Curadoria de Defesa do Meio Ambiente realizou hoje, 21, na Casa da Cultura “Abdala Mameri” o concurso Dança das Águas.

Foram parceiros nesta iniciativa o 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário, 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, a Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a Secretaria de Esportes e Juventudes, a Secretaria de Gabinete, a Secretaria de Trânsito – SETTRANS, a SAE – Superintendência de Água e Esgoto e a FAEC – Fundação Araguarina de Educação e Cultura.

Participaram da Dança das Águas, os alunos dos Centros Educacionais Municipais: João Pedreiro, Maria de Fátima O. Morais, Mário da Silva Pereira, Ondina Moutinho Vieira, Tenente Coronel Vilagran Cabrita, Rosângela de F. C. Rodrigues, Justino Rodrigues da Cunha, Ozório Vieira Carrijo, João Ribeiro Araújo, Rosa Mameri Rade, José Inácio, Realino Elias Peixoto, CAIC – Dr Arcino Santos Laureano, Papa João XXIII, Neusa Rodrigues Teixeira e Professor Hermenegildo,  juntamente com os pais e com toda comunidade escolar de nosso município.

Também estiveram prestigiando o lindo evento, o Presidente da FAEC, Jean Laverdi, representantes da Secretaria de Meio Ambiente, representantes da Secretaria de Desenvolvimento e Turismo, representantes da Secretaria de Gabinete, representantes do 4º Pelotão de Meio Ambiente e Trânsito Rodoviário e da 3ª Cia do Corpo de Bombeiros, além de toda equipe da Secretaria de Educação.

As escolas foram convidadas a fazer uma coreografia de dança com o tema ÁGUA, valorizando a arte da dança, buscando o desenvolvimento de novos talentos, e ao mesmo tempo, trabalhando a Educação Ambiental de forma criativa, dinâmica e diferente para conscientizar sobre o tema água e a importância de cuidar e preservá-la.

Para julgar os alunos, havia uma banca de jurados que analisaram vários critérios, entre eles, criatividade, figurino, grupo, sincronia, ritmo, desenvoltura cênica, tema, música, técnica do grupo, organização, disciplina e etc.

A premiação para os 03 ganhadores foram vários mimos e medalhas de honra ao mérito, que as crianças aguardaram ansiosamente.

As 03 melhores coreografias foram:

1º lugar – CEM Neusa Rodrigues Teixeira

2º lugar – CEM Ondina Moutinho Vieira

3º lugar – CEM Mário da Silva Pereira

Segundo o Secretário de Educação, Werley Macedo, é muito realizador ver as crianças tão felizes e empenhadas em casa missão dada, “Quando criamos os projetos para as nossas crianças, sempre ficamos ansiosos para ver como eles vão receber as idéias. No ano passada a Dança das Águas foi um sucesso, e nesse ano não foi diferente. Ver a Casa da Cultura lotada, pessoas torcendo pelas escolas nos encheu de alegria”, declarou.

O Secretário também comentou que a melhor forma de engajar nossa sociedade  nessa luta é sensibilizar e mobilizar a todos através de atividades culturais,”Com a prática da dança, estamos valorizando e estimulando nossas crianças a cuidar mais do mundo em que vivemos. Elas estão aprendendo que a qualidade de vida depende da nossa água do dia a dia”, disse.

O Prefeito Marcos Coelho (MDB), destacou que com movimentos como esse, a Prefeitura e a Secretaria de Educação, busca conscientizar as crianças e adolescentes sobre a importância da preservação do nosso Meio Ambiente em um todo, “Precisamos que nossos jovens aprendam e que se torne um hábito a preservação, a economia, o uso sustentável e a não poluição da água, A água promove a saúde e garante a vida no planeta Terra”, frisou.

FOTO: Secretaria de Gabinete