Curso de Salva Vidas é realizado pela Secretaria de Esportes através de parceria com o SINE

Salva-vidas, Guarda-Vida ou Nadador-Salvador é o profissional que treinou para evitar afogamentos com a finalidade de preservar a vida dos banhistas que se envolvem em situação crítica no mar, rio ou piscina. Esta profissão surgiu no século XX, e a Inglaterra foi um dos primeiros países a desenvolver o serviço de Salva-Vidas.

 

Em Araguari, após provocação do Ministério Público sobre a obrigatoriedade de manter nos clubes profissionais dessa área, vem sendo ministrado pelo Tenente Bombeiro Ézio, numa parceria entre o SINE e a Secretaria Municipal de Esportes e Juventude um curso específico pra área.

 

“Para se tornar um Salva-vidas, é necessário ter concluído o ensino fundamental, estar em dia com as obrigações eleitorais, não ter sofrido nenhum tipo de condenação criminal, ter no mínimo dezoito anos e no máximo trinta e cinco anos de idade, além de passar pelo rigoroso processo seletivo”, destacou o Tenente Ézio.

 

Os candidatos selecionados serão contratados sob o regime jurídico estatutário, comumente contratados nos meses de janeiro, fevereiro e março, podendo o período ser prorrogado ou reduzido conforme as necessidades da atividade. Os requisitos mínimos são: boa força muscular, boa capacidade pulmonar, paciência, determinação; habilidade com esportes, capacidade de concentração e de trabalhar em equipe, capacidade de transpor barreiras; ser disciplinado, veloz e muito responsável.

 

“Os salva-vidas recebem uma formação completa que envolve treinamento para nadar de forma correta, adquirem conhecimentos das técnicas de massagem cardíaca, respiração, oceanografia, cuidados com o banhista e agilidade nas ações de prevenção e salvamento, pois durante um possível afogamento, alguns segundos podem significar uma vida”, ressaltou o Secretário de Esporte e Juventude, Sebastião Naves.

 

No currículo programático do curso que está sendo oferecido, consta temas como: vigilância aquática, fisiologia da respiração; técnicas de aviso, reboque, abordagem, imobilização e transporte, resgate e reanimação; além de provas teóricas e práticas. O curso está sendo oferecido no SINE (teoria) e nas piscinas do ATC (prática).

 

 

"Fazer esse curso é muito importante; primeiro, porque futuramente pode ser uma fonte de renda pra complementação do meu salário, e segundo, porque é uma forma de incentivo a quebrar meus limites, pois o curso é difícil; mas vou me esforçar ao máximo para ser aprovada. E aproveito pra parabenizar os organizadores dessa iniciativa tão importante" disse Catiúscia Silva, uma das alunas do curso.

 

 

FOTO: SECRETARIA DE ESPORTES